Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Ciências Contábeis: Estágio Curricular



O estágio curricular do curso de ciências contábeis pode ser obrigatório ou opcional, é uma forma de aumentar o conhecimento da teoria adquirida durante a formação. Sou estudante do 7º semestre e estou estagiando na área a seis meses, o meu olhar contábil mudou depois que conheci a pratica, sinto que deveria ter começado a trabalhar no ramo antes, mas nunca é tarde para correr atrás.

Sou aluna de uma Universidade semipresencial, tenho muitos materiais para estudo, porém tinha um pouco de dificuldade para absorver todas aquelas informações sozinha, com o tempo aprendi a estudar e compreender as matérias. Quando cheguei no 7º semestre consegui um estágio no departamento contábil em uma empresa muito boa e reconhecida em Brasília, comecei a estagiar e percebi que a pratica era bem mais simples que toda aquela teoria e que se eu tivesse começado a pratica desde os primeiros semestre teria menos dificuldades nas matérias ainda que no ensino semipresencial.

Durante o estágio mesmo sendo mais claro de entender existe algumas dificuldades, qualquer erro na contabilidade e departamento financeiro gera uma bola de neve, logo, a atenção é primordial durante as conferências dos lançamentos nos sistemas, as notas fiscais com retenção de impostos no início me assustaram, comecei a pesquisar todas as leis que eu precisava para conseguir reter e vi que na verdade é descomplicado, por volta de umas três semanas peguei a pratica embasado nas matérias que tive de planejamento e direito tributário.

Assim que comecei, o meu maior medo era ter dificuldades com os sistemas, pois é o ponto de partida para qualquer atividade desenvolvida no estágio, mas percebi que são muito simples e fáceis de entender, além disso por ser um estágio as pessoas entendem que você “estagiário” não tem conhecimento de tudo aquilo, tento sugar conhecimento o máximo possível dos profissionais, a curiosidade e a observação durante esse período são bem vindas.

No início, todos nós temos medo de não conseguir executar as atividades e na verdade o estágio tirou esse sentimento de medo e foi ai que eu despertei e vi qual área realmente gosto, já tenho planos para minha pós graduação e sei que vou começar sem me frustrar com a área escolhida, pois conheci de perto.

Conclusão

A teoria também tem uma grande importância sobre essa escolha não existe pratica sem um embasamento teórico. Para adquirir conhecimento nunca é tarde, porém quanto antes melhor, o estágio está trazendo diversos benefícios para o meu currículo e vida profissional, foi a melhor escolha que fiz durante a minha graduação.

Ana Caroline Gomes Medeiros, cursando Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos