Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Ciências Contábeis: Auditoria



A auditoria tem a finalidade de revisão das demonstrações financeiras de uma empresa, ou até mesmo de um projeto, e só pode ser feita exclusivamente por bacharéis contábeis habilitados com registro no CRC (conselho Regional de contabilidade), e essa revisão tem a finalidade de garantir a legitimidade e credibilidade dos registros e das demonstrações financeiras e de todos os relatórios.

Início das aulas

A matéria de auditoria nos foi dada no penúltimo semestre, as aulas eram bem divididas entre as teóricas e as aulas práticas, logo no início das aulas nos foi explicado do que se tratava a matéria, e com a explicação achávamos que as aulas em sua maioria seriam praticas pois pela finalidade da matéria, pensávamos que era revisão de contas.

Porem me enganei, é claro tinha sim as revisões de contas, mas a minha dificuldade foi quando o mestre explicou que a auditoria tinha três grupos de auditoria; auditoria financeira; auditoria de cumprimento e auditoria operacional.

A dificuldade começou nesta divisão, pois como já disse eu achava que era simplesmente fazer contas e ver se estavam corretas, mas logo observei que a auditoria era bem além do que simplesmente refazer contas e verificar se estavam corretas, hoje eu sei e entendo perfeitamente, porem na época em que comecei estudar a matéria tive um nó pois existem vários tipos de auditoria, e não é qualquer pessoa que pode fazer esse tipo de trabalho, tem que ser um bacharel em ciências contábeis habilitado pelo CRC (conselho regional de contabilidade), e além de estudar muito pois não é simples as auditorias necessitam estarem de acordo com a normas internacionais enfim é um assunto amplo.

Entender as diferenças dos grupos de auditoria foi muito difícil, entender que um auditor também faz revisão de relatórios não entrava na cabeça porem tudo foi questão de prestar atenção em tudo que eu já havia estudado até aquele momento; as aulas de interpretação de texto, das normas internacionais, enfim tudo, não demorou muito para que eu entendesse o motivo das aulas que até aquele momento eu havia tido. E como eu tinha que associar as aulas pois todas as matérias faziam parte de um todo. A matéria de auditoria foi muito interessante, prazerosa de estudar, é claro depois que eu entendi a sua finalidade.

A matéria fluiu bem a partir desse momento é claro na faculdade temos aulas boas porem, para ser um auditor temos que estudar bem mais, na faculdade aprendemos os princípios as finalidades, e os motivos de uma auditoria, mas para o contador ser um excelente auditor tem que estudar dia após dia.

Rápida explicação

Várias pessoas explicam o que significa a auditoria e seus segmentos, existem livros, artigos enfim vários lugares explicam a definição, eu encontrei no portal da contabilidade neste endereço www.portaldecontabilidade.com.br/guia/auditoria.htm na minha opinião é a mais simples e completa.

Auditoria financeira

No caso da auditoria financeira, há interesse na auditoria das demonstrações financeiras da entidade como um todo.

O objetivo geral de uma auditoria das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.

Auditoria de cumprimento e operacional

A auditoria de cumprimento e a auditoria operacional têm objetivos específicos e podem ou não estar relacionadas à contabilidade de uma entidade. Normalmente, a contabilidade é base destes exames. Daí sua importância para diferentes usuários e objetivos.

A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade.

A auditoria operacional é um exame mais amplo da administração, recursos técnicos e desempenho de uma organização. O propósito desta auditoria é medir o grau em que as atividades da entidade estão alcançando seus objetivos”.

Conclusão

Em um curso como o de ciências contábeis nunca se pode pensar que aprende uma matéria isoladamente, todas as matérias fazem parte de um todo.

Irene Gomes da Silva FNC Carapicuiba



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos