Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Enfermagem em Centro Cirúrgico. Graduação em Enfermagem



Estudando atuação da Enfermagem no Centro Cirúrgico

Quando estamos na graduação passamos por diferentes áreas de estudos, em especial algumas acabam nos marcando, e foi assim que aconteceu comigo quando estudei a matéria Saúde do Adulto e do Idoso I, que na minha faculdade trabalha com diferentes áreas relacionadas ao adulto e ao idoso, entre elas, o centro cirúrgico. Essa disciplina teve uma carga horária total de 216 horas, sendo dividida em aulas teóricas e práticas.

Logo no primeiro de aula, pensei: “Essa matéria requer muito estudo e responsabilidade, visto que estarei em uma sala de cirurgia, aí meu Deus”, mas a minha professora era realmente muito experiente, pois já atuava como enfermeira do centro cirúrgico há mais de vinte anos, o que nos deu uma gama de conhecimentos na prática e assim passou também mais tranquilidade.

As aulas

As aulas teóricas aconteciam na faculdade e seguiam a sequencia de como um enfermeiro iria atuar trabalhando em centro cirúrgico que por sinal é bem diferente do pensamos algumas vezes. A primeira aula nós estudamos os conceitos importantes para o decorrer da disciplina, como, “O que é cirurgia?”, e também quais são os tempos cirúrgicos, que é de suma importância para que possa entender como ocorre uma cirurgia. Assim você irá entender diérese que é a técnica de divisão dos tecidos até a chegada da região a ser operada, em seguida tem a hemostasia que é o estancamento do sangramento e depois a síntese que é o fechamento dos tecidos. Esses são apenas uns conceitos de vários que tive que aprender, mas bem interessante devo confessar.

Com o decorrer das aulas teóricas comecei a entender que o enfermeiro do centro cirúrgico atua desde a preparação do paciente, dos medicamentos e também acompanha toda cirurgia através da observação de enfermagem, que na verdade essa observação é uma anotação de tudo que acontece durante todo processo cirúrgico, como que horas iniciou a diérese, quais e quantos soros foram utilizados, qual medicação for utilizada, enfim é descrever cuidadosamente a cirurgia.

Estágio

Enfim no primeiro dia de estágio supervisionado no centro cirúrgico eu fiquei bastante nervosa porque você não pode atrapalhar a equipe e ao mesmo tempo tem que estar atenta para acompanhar todos os acontecimentos, afinal você tem que fazer a sua observação de enfermagem a qual será avaliada no final do dia pela professora e compor assim a nota. Fiquei bastante atenta para o inicio da anestesia, quais medicamentos foram usados, mas devo confessar que a minha primeira observação não ficou tão completa, mas acho que foi o nervosismo mesmo, já a partir da segunda observação já foi melhorando.

Livro recomendado

O livro de Potter também me ajudou bastante com a parte teórica, por isso aconselho a cada estudante de enfermagem ter o seu, pois é um livro de fácil compreensão e que alcança muitas áreas da enfermagem. E ainda tem também o livro Enfermagem em centro cirúrgico e recuperação que trata diretamente dos assuntos do centro cirúrgico.

Ao final dessa disciplina fui aprovada com a nota 8,3 e conseguir adquirir muitos conhecimentos relacionados à cirurgia, assim espero que você também possa aproveitar o máximo dessa disciplina bem interessante que é ter a oportunidade de acompanhar uma cirurgia de pertinho.

Marilia Ponde é graduada em Enfermagem pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT) e pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Visconde de Cairu, ambas na Bahia.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos