Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Ciências Contábeis: Mercado Financeiro e de Capitais



Mercado Financeiro e de capitais se trata de uma disciplina muito importante no que tange o conhecimento do futuro contador. Ela faz parte da grade curricular de vários cursos e seu valor tem um peso muito grande no curso superior de bacharel em contabilidade e Gestão Financeira. Geralmente recebe esse nome, e, pelo que sei, não muda sua nomenclatura em outras faculdades. Devido a sua relevância, ela se torna uma disciplina obrigatória, seja no curso de contabilidade, seja em outro curso afim. Sendo assim, tem a carga horária de 60 h/a.

Mercado Financeiro e de Capitais, do que se trata?

Para entendermos o mercado financeiro e de capitais precisamos ter uma ideia bem clara a respeito do que vem a ser um mercado. Os autores definem de modo único mercado como encontro entre vendedores e compradores seja em um lugar físico, seja em um lugar virtual. Quando esse encontro acontece é natural que se tenha por parte dos vendedores um produto a se comercializar e por parte dos compradores, uma moeda de troca.

Bem, tendo em mente essa definição, concluímos que o mercado financeiro e de capitais também tem vendedores e compradores e principalmente um produto a ser comercializado: Os ativos financeiros. Sendo assim, a disciplina trata de maneira geral da comercialização destes ativos, dentro dos seguimentos que tal mercado se subdivide.

O que se estuda nesta matéria?

O mercado Financeiro é bem complexo e se estuda muita coisa. Não é possível abordar tudo dentro da disciplina por causa da limitação do tempo, por isso é necessário que o estudante se empenhe tirando um tempo em particular para estudar cada tópico de maneira detalhada. O mercado financeiro tem vários segmentos e cada um deles têm sua especialidade. Os seguimentos são: Mercado de crédito, Mercado de capitais, Mercado de câmbio e Mercado monetário. Dentro da disciplina são abordados todos os segmentos, mas dependendo do foco do curso ou da faculdade se dá maior atenção para apenas um segmento.

Como são as aulas?

As aulas da disciplina são bem interativas, pois trata-se de uma realidade vivida por muitos que fazem o curso de contabilidade e Gestão Financeira. O professor precisa estar preparado e bem munido de informações atualizadas visto se tratar de uma matéria de mercado que varia com altos e baixos a todo instante. As aulas em si são enriquecedoras e fazem-nos sair com bagagem muito grande de conhecimento. O professor usa exemplos, vídeos reais e comparações para que a aula seja mais agradável e compreensível. Nas aulas é importante ficar atento para cada detalhe.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo de Mercado Financeiro?

A maior dificuldade é o tempo. É um elemento muito escasso para uma disciplina que parece ser ilimitada e interessante. Muitas vezes falta, também, que o professor indique um bom material didático.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Como já disse, isso vai de curso para curso, assim como de professor para professor. Em Gestão Financeira, eu estudei muito a parte de investimentos em ações com intuito de na prática aumentar a riqueza da organização em que trabalho. No entanto, o que posso dizer é que o mercado de crédito e de capitais são os mais abordados e cobrados pelos professores, além da ênfase no mercado de ações.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Depende muito do seu propósito no curso. Gosto de associar às atribuições que eu tenho dentro da minha organização. Por exemplo, se eu for um administrador financeiro essa disciplina terá uma diferença e tanto na minha gestão me dando um conhecimento real daquilo que posso aplicar no dia a dia, mas se não, ela continua sendo importante embora não seja tão usada no cotidiano. O que eu levo em conta é o fator conhecimento e interdisciplinar, pois essa disciplina está associada a outras e pode ajudar na compreensão de disciplinas complementares.

Jhonata Costa, Obtendo título em curso de graduação em tecnologia em Gestão Financeira



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos