Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Química. Disciplina Química Geral



Essa matéria é uma disciplina obrigatória no curso de química e é uma das mais interessantes do primeiro período, onde é possível ter uma breve abordagem de todos os tópicos relacionados a química que serão tratados durante o período de graduação. Consiste em uma matéria relativamente simples, que não apresenta muitas dificuldades pois grande parte dos tópicos estudados são os mesmos revisados para o vestibular.

O que é estudado?

A química geral aborda o reconhecimento dos materiais, das substancias presentes nas diversas atividades do seu dia-a-dia, a compreensão das transformações químicas nos processos naturais, industriais, agrícolas e tecnológicos. Além destes tópicos de mais fácil assimilação pelos alunos são trabalhados também conceitos que servem de base para físico-química e orgânica, onde se trata funções de onda, hibridização, teoria ácido-base, geometria molecular, propriedades periódicas, carga formal, forças intermoleculares, dentre outros que já foram previamente trabalhados durante o ensino médio e durante a disciplina são vistos de forma ais detalhada.

Os itens acima são tratados na parte teórica, já na parte pratica é possível ter um primeiro contato com o laboratório para aqueles que não possuem um curso técnico na área. Durante as praticas é que os alunos conseguem visualizar o que é trabalhado durante a aula teórica e aprendem como se portar em um laboratório. A principal função desta disciplina pratica é criar uma consciência entre os alunos sobre a importância do uso de EPI’s, os cuidados que devem ser tomados para o manuseio de vidrarias e reagentes, e o que deve ser descrito em um relatório a respeito de um experimento, de modo que este possa ser reproduzido e que os resultados estejam bem expressados.

As disciplinas eram avaliadas de forma teórica por meio de provas escritas, onde o aluno tinha acesso as bibliografias de estudo e listas de exercícios realizadas e corrigidas previamente como base para a realização da atividade avaliativa.

Bibliografia

Os livros mais utilizados por mim durante o estudo dessa disciplina na parte teórica foram Química a ciência central do Bronw e o Química geral do Russell, ambos com uma didática muito simples e apresentam o conteúdo completo que será estudado ao longo do semestre e que estavam disponíveis na biblioteca.

Para a parte prática utilizamos uma apostila criada pelo professor que apresentava a metodologia em que seriam cobrados os relatórios e os experimentos a serem realizados, contudo algumas vezes era necessário que os experimentos sofressem algumas alterações para que se adaptassem a realidade de equipamentos, vidrarias e reagentes disponíveis no laboratório.

Qual a importância da disciplina para o curso?

Para mim essa foi à disciplina mais importante do primeiro semestre, pois foi onde eu e os demais colegas de classe conseguimos visualizar e entender o que seria estudado ao longo dos próximos quatro anos e meio de graduação que ainda nos restavam.

Devido a essa disciplina muitos descobriram que o curso não era aquilo que eles esperavam e foram em busca de outros cursos que atendessem a suas expectativas. É extremamente importante que essa disciplina seja cursada de forma dedicada já que seu conteúdo é usado em disciplinas posteriores e apesar de simples pode ser responsável por dificuldades futuras.

Débora Souza, graduanda em Química tecnológica pelo CEFET-MG



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos