Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Psicologia. Organizacional e do Trabalho



A Psicologia Organizacional e do Trabalho surge como disciplina obrigatória dos períodos finais do curso de Psicologia, também podendo ser chamada somente de Psicologia Organizacional (a nomenclatura Psicologia do Trabalho é mais comumente aplicada nos estudos mais atuais). A carga horária, geralmente, é superior a 60 horas por semestre, podendo chegar a dois semestres em alguns cursos.

O que é?

A Psicologia Organizacional e do Trabalho propõe a aplicação da Psicologia e seus ensinamentos mais variados a matérias da Administração, da Gestão de Pessoas e da Gestão de Recursos Humanos. Acompanhando o desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão, a disciplina de Psicologia do Trabalho surge recentemente com esta nomeação, apesar de já ser aplicada há muito tempo na administração de empresas e organizações.

Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Clima Organizacional, Liderança, Qualidade de Vida no Trabalho, Liderança, Relações Interpessoais no Trabalho, Dinâmicas de Grupo, Testes em Recrutamento, Saúde Mental, entre outras matérias são estudadas nesta disciplina, de maneira menos específica, porém, fazendo uma explanação que capacita o profissional para aplicar os conhecimentos em sua formação e se capacitar mais profundamente

Quais as dificuldades?

É necessária muita atenção, principalmente, para desenvolver conhecimentos em Recrutamento e Seleção de Pessoas, especificamente na parte dos testes Psicológicos. Por serem vastamente utilizados no recrutamento, a gama de testes possíveis é muito grande, indo de testes de inteligência a testes de aptidão, passando por psicodiagnóstico e avaliação de psicopatologias.

Os testes avaliam qualitativamente e quantitativamente, o que requer conhecimentos matemáticos e muita atenção para decorar determinados procedimentos que devem ocorrer de maneira minuciosa para que nenhum detalhe se perca.

O conhecimento, neste sentido, é adquirido após treinamento e repetição, em uma prática constante que apresenta um pouco de dificuldade. As questões dos trabalhos grupais também podem ser difíceis para o aluno que não possuir facilidade para conduzir um conjunto de pessoas ou possua timidez para lidar com elas. É necessário desprendimento e capacidade de lidar com grupos para aplicar as dinâmicas e testes neste nível de trabalho.

Quais as aplicações?

Atualmente o Psicólogo Organizacional tem aparecido como uma exigência em organizações que priorizam a excelência e o melhor trabalho possível. Sua atuação permite uma melhor qualidade de vida e saúde mental em empresas de vários tipos, o que aumenta a produtividade e os rendimentos destas.

Além disso, o Psicólogo é o profissional responsável pela aplicação de determinados testes por exigência dos Conselhos Federais, sendo assim, é indispensável para a atuação do setor de Recursos Humanos das empresas.

O profissional ainda pode atuar em consultorias externas ou internas, aplicando seu conhecimento para a melhoria da produtividade da empresa. A disciplina, durante a graduação, permite um conhecimento básico inicial para o trabalho nestes campos, sendo necessária uma especialização maior para atuar.

Conclusões

Pode-se dizer que a Psicologia Organizacional e do Trabalho é o reflexo do reconhecimento da Psicologia em campos distintos e do seu desenvolvimento em direção a novas opções de aplicação e trabalho. É matéria essencial na graduação nesta ciência, pois capacita o profissional para uma área em constante modificação e cada vez mais procurada por organizações.

O psicólogo que se capacita neste campo tem a oportunidade de trabalhar em empresas e desenvolver o foco no trabalhador, ou seja, nas pessoas, foco inicial e principal da Psicologia. Sendo assim, percebe-se que a disciplina acrescenta muito a aplicação da profissão

Gabriel Dias Soares formado em direito pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos