Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Psicologia: Métodos de Pesquisa



Com imensa alegria em servir, escrevo-te novamente. Nessa breve comunicação tu terás contato com informações referentes aos métodos de pesquisa utilizados em psicologia.

O que são os métodos de pesquisa e quais são usados na psicologia?

São modos ou estratégias utilizadas para conduzir uma pesquisa científica. Os métodos utilizados em psicologia são a pesquisa qualitativa, quantitativa ou a mista, que alterna momentos entre esses dois extremos.

O que se estuda nessa disciplina?

Essa disciplina visa te trazer informações importantes a para a tua compreensão sobre os processos de pesquisa. Como tu provavelmente terás que redigir uma monografia ou um artigo científico proveniente de um projeto de pesquisa para o teu trabalho de conclusão de curso, há muitas coisas úteis com as quais tu terás contato nesta etapa. Basicamente se estuda a diferença entre esses subtipos de metodologias, as quais diferem quanto à coleta e tratamento de dados. Tu aprendes como redigir um projeto de pesquisa com normas científicas e também os documentos que o comitê de ética da tua instituição de ensino superior utilizam para a avaliação do processo de escrita da monografia ou artigo científico. Nesse meio, tu acabas tendo contato também com as diretrizes que os comitês internacionais de pesquisa com seres humanos determinam para esse tipo específico de contexto de pesquisa.

Como são as aulas?

O conteúdo é denso e por vezes pode ser repetitivo também, por isso cada professor utilizará uma estratégia própria para te passar essas informações de modo criativo e chamativo. No meu caso, específico a estratégia utilizada pelo professor foi a clássica “professor ensina e aluno aprende”, mas ele tinha uma didática singular e criativa, de modo que passava segurança para a turma e não remetia àquela imagem de general que se torna comum aos professores que costumam adotar essa forma de ensinar.

Quais as dificuldades que eu encontrei no estudo desta disciplina?

A dificuldade maior parece ser a quantidade de informação, que é grande e também é densa.

O que os professores da faculdade mais cobram?

No contexto dessa matéria, a cobrança que existe é a de que se assimile corretamente e coerentemente a diferença entre os diversos tipos de coleta e tratamento dos dados, bem como se busque a partir disso uma noção de quais métodos atendem melhor a cada tipo de demanda de pesquisa.

Qual a contribuição desta disciplina para o meu curso superior?

Para a minha prática foi vital. Até hoje algumas etapas de elaboração de projetos científicos as quais tomei conhecimento ao cursar essa disciplina eu utilizo para elaborar meus planos de ação profissional, ou mesmo para elaborar minhas estratégias pessoais nos diversos empreendimentos em que atuo.

Pesquisa Científica em Psicologia

A pesquisa científica em psicologia contribui muito para a sociedade brasileira de um modo geral. Há muitos achados sobre comportamento, sentimentos e emoções, ou mesmo sobre as manifestações de sonhos e pensamentos ou ainda, das desordens mentais. É bastante comum nas instituições de ensino superior existir grupos de pesquisa liderados por doutores atuando em pesquisas científicas com seres humanos em diversos contextos. Passar algum tempo nesses espaços pode ser interessante para complementar o teu processo de graduação e formação pessoal.

Minha passagem pela academia cursando a graduação em Psicologia

A psicologia foi apenas a segunda opção na época em que eu escolhi cursar uma graduação, mesmo assim foi uma sábia escolha. O tempo que eu passei envolvido com pesquisas científicas complementou o que eu havia visto nessa disciplina que eu acabo de te apresentar. Aprendi muitas técnicas de escrita objetiva para criar os resumos de artigos que eu apresentava em jornadas, simpósios e congressos diversos que eu utilizo até hoje nos diversos segmentos em que eu atuo com produção escrita. Também esse contexto de grupo de pesquisa me permitiu a gloriosa oportunidade de conhecer a cidade de Brasília e fazer amigos por lá.

Gratidão.

Alexandre Herzog, psicólogo CRP 07/21518, graduado pela FACCAT, RS



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos