Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Graduação em Jornalismo: Métodos de Pesquisa

Home » Jornalismo

Graduação em Jornalismo: Métodos de Pesquisa é uma disciplina do curso superior de Jornalismo.



Métodos de Pesquisa: qual a mais coerente para aplicar?

O assunto Métodos de Pesquisa foi estudado dentro da disciplina Metodologia do Ensino Superior do curso de Jornalismo da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), situada em Feira de Santana, Bahia, servindo de complemento para a matéria Metodologia da Pesquisa Científica, que ensinou a importância da iniciativa científica no estudo de nível superior e quais os meios de pesquisa eficientes para se realizar uma pesquisa.

Nas primeiras aulas, foi explicado que os métodos de pesquisa devem ser escolhidos quando antes selecionados o tema da pesquisa, o objeto de estudo proposto e o problema a ser investigado.Discutindo conceitos, o mais recorrente foi que método é a decisão por qual sistemática é mais adequada para explicar ou fazer descrição de eventos que instam uma investigação científica. Está inserido em métodos o modo para escolher problemas a ser estudado, ser atento a esses problemas e saber apurá-los com base em respaldos teóricos.

Tipos

Há dois tipos de métodos de pesquisa segundo a teórica Eva Maria Lakatos: quantitativa e qualitativa. A primeira, como explicado em sala de aula, deve ser utilizada quando a descrição ou explicação dos fenômenos necessitam de informações numéricas, medidas e estatísticas.

Exemplo de como o quantitativo foi utilizado com êxito foi em pesquisa sobre o impacto da tecnologia nos jornais impressos de Feira de Santana. Não teria como chegar a uma observação sobre esse impacto sem fazer estatística precisa de quantos impressos optaram pela versão online do periódico. Afinal, não seria impacto se fossem parcos os números dessa transição papel/digital.

Pesquisas envolvendo área de exatas são as que mais recorrem aos métodos quantitativos, pois, raras vezes vejo como possível se realizar pesquisa nesse seguimento do saber abrindo mãos de dados quantificados.

Qualitativo

Também foi aprendido que a pesquisa feita por investigação qualitativa intenciona fazer interpretações aos fenômenos observados em torno do objeto de estudo. O importante nesse método é fazer as relações adequadas sobre os eventos em questão, chegando às conclusões suscitadas nas hipóteses.

Enquanto o método quantitativo procura levantar seus dados por meio de números, o qualitativo utiliza a entrevista, questionário e o estudo de caso, entre outros elementos, para investigar fenômenos geralmente ligados à área das ciências sociais.

Vantagens e desvantagens

Aprendi que há tipos de pesquisa que a entrevista me levará mais ao êxito da pesquisa do que o questionário. Quando fiz meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre jornalismo literário, me foi mais útil realizar entrevistas com os jornalistas locais do que aplicar questionário.

A entrevista me proporcionou captar detalhes das opiniões dos jornalistas e entender o que eles pensavam sobre a prática do jornalismo literário na imprensa feirense. Se fosse com o questionário, as respostas seriam “engessadas” pelas perguntas propostas e não me dariam, certamente, o embasamento necessário para desenvolver meu estudo.

Aula e mais saberes

A professora Rosane Vieira não apenas deu foco aos métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa como também discorreu sobre a autora Minayo, que afirma ter nas ciências sociais um grande leque de estudos, pois suas metodologias são vastas em abordagens como:

As Histórias de Vida

Interacionismo simbólico – abordagem que visa compreender os desdobramentos das relações humanas em sociedade

Etnometodologia – pretende estudar, por meio da compreensão, a construção social e as relações humanas

Fenomenologia Sociológica – pretende interpretar e compreender a atuação do homem na sociedade e suas implicações

Os métodos de pesquisa qualitativo e quantitativo trazem ferramentas para validar pesquisas em qualquer área do conhecimento, mas, como citado acima, é preciso o pesquisador identificar que estudo, de qual área, pretende desenvolver.

Não há possibilidades de empreender uma pesquisa acadêmica no curso de engenharia civil ( que exige cálculo em quase 80% da grade curricular) da mesma forma que no curso de jornalismo (ciências humanas). Essa foi a minha observação em significativo sobre o assunto métodos de pesquisa.

Considerações

Métodos de pesquisa foram apenas um dos temas abordados na disciplina, a qual tratou também de forma aprofundada de questões basilares para a realização de uma pesquisa como o problema a ser investigado; a classificação que se enquadra; como pode ser planejada e qual a revisão literária mais precisa para dar amparo teórico a esse estudo.

Michelle de Oliveira, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com pós-graduação em Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.