Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Engenharia e Meio Ambiente. Faculdade de Engenharia Elétrica



Esta matéria é comum a muitos cursos de engenharia elétrica, já que reflete a importância deste tópico na formação de um bom engenheiro eletricista.

Relação entre a engenharia elétrica e o meio ambiente

A engenharia elétrica em muitas universidades públicas tradicionais ainda tem poucas disciplinas que estão alinhadas com as questões ambientais, tão comuns na atualidade. Contudo ao menos uma matéria com estas características, praticamente todas elas têm em suas grades curriculares. Ela pode ter denominações diferentes, mas sempre engloba as relações entre e engenharia elétrica e o meio ambiente.

A engenharia elétrica que abrange os campos das telecomunicações, dos sistemas elétricos de potência e dos sistemas de controle, parece ter pouca ligação a algumas questões ambientais, como poluição do ar, chuva ácida e excesso de lixo, contudo vemos hoje que existem relações entre praticamente tudo o que realizamos como humanidade e o meio ambiente em que vivemos.

Portanto é preciso que entendamos, o quanto antes, as reações de causa e efeito a que nós como futuros engenheiros eletricistas estaremos sujeitos em nossos campos de atuação. Um exemplo no campo das telecomunicações é a instalação de uma torre de celular, que aparentemente não causa efeitos ambientais, contudo existem efeitos indiretos, como o gasto com o combustível usado para o transporte das partes que compõe a torre, além das consequências diretas como o desmatamento da sua área de localização.

Dificuldades para a maioria dos alunos

Dentre as dificuldades encontradas nesta matéria está que ao contrário da maioria das disciplinas do curso, ela não envolve cálculos ou equações, mas sim muitos textos. Logo o aluno precisa entender as relações que estão sendo demonstradas a ele, porém muitos de nós acabam apenas decorando tópicos e frases chave, para “passar” na matéria.

Além disso, muitos alunos de engenharia elétrica têm pouca preocupação com o meio ambiente, já que este curso por ter um foco muito grande em conceitos físicos e matemáticos atraindo este tipo de alunos. Contudo, isto infelizmente torna o aprendizado dos conceitos mais trabalhoso, e até menos proveitoso, já que assuntos dos quais não gostamos tem tendência a serem esquecidos rapidamente.

Conteúdos mais cobrados

Os assuntos mais discutidos envolvem a inter-relação entre a engenharia elétrica e o meio ambiente. Logo o conteúdo inclui tudo sobre impactos ambientais, tipos, definições, causas e consequências; tudo sobre poluição, de definições a efeitos diretos e indiretos; além das relações entre os anteriores e os típicos projetos de engenharia elétrica, como os projetos de geração de energia, de grande e pequenas máquinas industriais, de infraestrutura para comunicação, entre outros; e por fim as legislações ligadas aos setores abrangidos pela engenharia elétrica que tem relação com o meio ambiente.

Aplicações

As aplicações desta matéria são extensas, já que a mesma se configura em um campo interdisciplinar, logo pode ser útil em todo tipo de projeto para um futuro engenheiro eletricista. Um exemplo é o projeto de fontes de energia renovável, o que indica preocupação com o meio ambiente e nosso conhecimento das inter-relações aprendidas nesta disciplina.

Stefani, graduanda de engenharia elétrica da UFOP



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos