Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de nutrição: Disciplina Técnica Dietética



A disciplina "Técnica Dietética" é administrada como base na área de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), nos cursos técnicos e bacharel em Nutrição.

Nesta disciplina estuda-se as técnicas existentes para preparo e fabricação de alimentos, bem como tecnologias utilizadas, tipos de cortes, preparações, receitas, fichas técnicas e também alternativas para preparos mais saudáveis, com desenvolvimento e adaptações de receitas que utilizem menos gordura, sódio, aditivos químicos e açúcar, além de cuidados básicos e específicos para cada atividade dentro de uma cozinha.

Aulas

A matéria é composta por aulas teóricas e práticas, onde os alunos geralmente contam com uma cozinha industrial para realizar todas as teorias vistas em sala de aula e observarem possíveis dificuldades para aplicar a teoria no dia-a-dia.

Além disso, a degustação dos alimentos feitos durante essa disciplina também faz parte do aprendizado, onde podemos observar possíveis erros de preparo, além de poder adaptar as fichas técnicas e receitas para melhorar sabor, aparência e composição nutricional da preparação.

Nas aulas práticas, toda atividade de uma cozinha industrial é realizada, geralmente em grupos, como uma equipe profissional de restaurante.

Assim sendo, cada aluno terá uma atividade a ser cumprida e um rodízio em que a cada semana, essa atividade muda, para que todos tenham o mesmo aprendizado.

Dentre as principais atividades na disciplina técnica dietética, encontram-se higienização e pré-preparo dos alimentos, cocção, cortes, finalização, montagem e decoração dos pratos, lavagem das louças utilizadas e degustação.

Ao fim de cada aula é discutida cada receita feita, as dificuldades, possíveis adaptações e a opinião de cada um a respeito da degustação dos pratos.

Dificuldades

As principais dificuldades nesta disciplina com certeza é trabalhar em equipe dentro de uma cozinha, pois o trabalho de um depende do trabalho do outro para ser concluído.

Por isso, é importante e fundamental que utilizemos essa disciplina para aprender a trabalhar em equipe e notar que alguma falha nossa pode prejudicar o trabalho alheio.

Além disso, observamos também as dificuldades e correria do dia-a-dia de um restaurante e utilizamos isso na elaboração do cardápio, sempre utilizando o bom senso na hora de colocar as preparações que serão realizadas em determinado estabelecimento, levando em consideração tempo, dificuldade de preparo, cor, sabor, textura, diversidade de alimentos e tudo mais que aprendemos na faculdade de Nutrição.

Conteúdo

Os conteúdos cobrados, além das provas teóricas também existem as provas práticas, onde geralmente é dado um cardápio completo pelo professor responsável e o grupo deve preparar tudo em determinado tempo, além de servir os professores com uma mesa montada com toda a etiqueta que aprendemos nessa disciplina.

A avaliação é feita desde o entrosamento do grupo ao cozinhar, sabor dos pratos, decoração e organização da mesa, tempo estabelecido para realização da prova e degustação dos pratos.

Dicas

Para as pessoas que pretendem iniciar um curso técnico ou mesmo o bacharel em Nutrição, recomendo que estejam dispostas trabalhar em equipe, procurar estudar bastante sobre as técnicas utilizadas em cozinhas, cortes, equipamentos e utensílios que são utilizados, receitas, preparações, decoração de pratos, etiqueta de mesas e comportamento e, principalmente, que desenvolvam a habilidade de resolver imprevistos de forma rápida, como quando falta algum ingrediente da receita ou do cardápio. É preciso improvisar muitas vezes.

Por Dra. Daniela Viggiano - Nutricionista



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos