Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Marketing: Comunicação e Expressão



Comunicação e Expressão são estratégias do Marketing

Com a intenção de me aprofundar ainda mais nos conhecimentos sobre a comunicação e suas ferramentas no marketing, decidi, logo após a graduação em Jornalismo, fazer uma pós-graduação em Marketing Digital. O objetivo foi me aprimorar para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente, bem como me esmerar nas técnicas sobre comunicação e marketing.

Aprendizado

Comunicação e Expressão inseridas no universo do Marketing são, sem dúvidas, ferramentas ímpares para que uma marca/serviço/empresa seja renomada e por consequência lucrativa no mundo dos negócios. As aulas iniciais foram voltadas para explicar o que significa comunicação e expressão.

O significado desses instrumentos do marketing é que a comunicação deve ser precisa em no que o comunicador precisa dizer. Não basta se comunicar. É preciso se fazer entendido e como isso é essencial para que um projeto de marketing seja bem sucedido.

A disciplina contou com carga horária de 68h lecionada no quinto semestre da pós em Marketing Digital. A escolha em colocar essa matéria em módulo mais avançado foi por acreditar que a turma estaria mais amadurecida nos conhecimentos de Marketing para entender a fundo seu link com a comunicação.

Em relação ao Marketing, que tem como alvo maior transformar boa imagem em vendas (lucratividade), comunicação e expressão é um via poderosa. Um bom estrategista na área usa com potencial e conhecimento a comunicação para manter a clientela e conquistar novos, utilizando acima dos meios de comunicação o que chama de habilidade de comunicação pessoal e interpessoal.

Ao longo do semestre, avaliei que uma boa expressão na comunicação é fundamental para que o diálogo seja bem sucedido. A campanha da cerveja Nova Schin que usou o slogan “Experimenta” pode ser considerado como um caso bem sucedido de expressão comunicativa, pois, como citado em aula, com uma simples palavra imperativa, conseguiu atrair a curiosidade de milhares de brasileiros para experimentar a nova bebida, colocando-a no topo das mais vendidas.

Expresse-se

Uma pessoa graduada e/ou especializada em Marketing – seja offline ou digital – deve ter como premissa uma boa comunicação oral e postural para colocar em prática as técnicas de marketing aprendidas Em um PDV (Ponto de Venda), que são estruturas móveis utilizadas como meio de marketing, para apresentação e vendas de produtos ou serviços, pede que a atendente tenha uma eficiente comunicação e expressão para apresentar bem o produto e estar condizente com o que pretende apresentar ao público. Foi salientado em cada aula que no marketing não pode a ver contradições. Tudo deve estar em harmonia!

Arte de se expressar

Recordo-me que em uma das aulas da pós, foram utilizados instrumentos educomunicativos (meios de comunicação voltados para a educação), com o intuito de explicar quais a técnicas mais eficientes para se comunicar e expressar bem. Foi interessante fugir um pouco do esquema aula expositiva e dos slides para entender a arte de uma comunicação e expressão de resultados.

Foi por meio de uma matéria publicada na revista Exame que algumas orientações sobre comunicação e expressão foram dadas, sendo a primeira importante dica que a imagem do estrategista de marketing deve estar em conformidade com aquilo que pretende apresentar. Pode parecer lugar comum, mas nenhuma marca de cosmético capilar irá alavancar se quem cuida do marketing tiver cabelos mal cuidados.

Impossível fazer renomada aquela marca de perfumes se o pessoal que cuida da imagem da empresa tem mal cheio! Poderia parecer lógico, porém, esses exemplos pautados na matéria apresentaram, me alertou de que a arte de comunicar e expressar bem devem estar alinhados com uma imagem coerente.

No marketing, também é impossível se comunicar se não sabe ouvir o que as pessoas têm a dizer. Não há como se criar tendências sem prestar atenção nas pessoas em volta, consumidoras em potencial daquela marca/serviço. São para elas e a partir de suas falas que o mundo do marketing se projeta, se comunica e expressa, logo, aprendi que é preciso aguçar os ouvidos sempre e desenvolver a arte também de ouvir.

Assimilações

Foram 68 horas de estudo bem aproveitados para entender a importante conexão entre Marketing, comunicação e expressão. A partir desse conhecimento, as disciplinas seguintes foram pautadas em tudo que foi assimilado nessa disciplina, facilitando a prática do Marketing por meio de projetos bem sucedidos e coerentes com sua missão e valores.

Michelle de Oliveira, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com pós-graduação em Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos