Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Marketing: Metodologia do Trabalho Acadêmico



Foi logo no primeiro semestre da pós-graduação em Marketing da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que foi ensinada a disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico. O objetivo era que, logo no início da pós, os estudantes tivessem conhecimento de como se realizar “o pensar” científico e como textualmente esse pensar pode ser um paper, artigo científico, monografia ou dissertação.

As aulas

Em cada aula, era explicado como se dava a estrutura de cada uma dessas produções científicas. Era preciso aprender as normas da ABNT e como elas são aplicadas na elaboração de elementos textuais e pré-textuais de um trabalho científico.

Elementos pré-textuais obrigatórios são:

Capa que deve conter informações como nome da instituição de ensino, autora (a), título do tema pesquisado, cidade onde a instituição está localizada e ano da entrega do trabalho.

Folha de Rosto deve informar também o nome da instituição, nome do autor (a), nome da instituição, dados sobre o orientador (a) da pesquisa, para qual curso de graduação o tema foi estudado assim como permanecem a obrigatoriedade de colocar nome da cidade da instituição de ensino e ano da entrega do trabalho.

Resumo – ele deve ser um breve anúncio do tema que o leitor irá ver. Deve ser o mais objetivo possível, com verbos geralmente no infinitivo, apresentando qual a intenção daquela pesquisa, o que pretendeu se aprofundar e como irá contribuir com o enriquecimento intelectual do leitor.

Sumário – deve conter os capítulos com seus respectivos títulos para situar o leitor na pesquisa.

Elementos Textuais:

Introdução – Aqui, aprendi que o pesquisador deve colocar, também de forma objetiva e clara, tudo o que precisou recorrer para o desenvolvimento da pesquisa. A exemplo, quais métodos foram utilizados se o qualitativo e quantitativo; qual a abordagem, os teóricos a serem embasados, objetivos específicos e gerais da pesquisa, entre outros elementos.

Pós-Textuais – o elemento obrigatório nessa etapa é Referências. Antes também chamado de Bibliografia, o termo foi mudado para Referências porque não só livros embasam uma pesquisa, mas também textos da internet.

O que é Metodologia do Trabalho Acadêmico

A disciplina não apenas abordava a parte prática de qual a metodologia para se fazer um trabalho acadêmico como também trabalhava os aspectos filosóficos da matéria. Recordo-me que, certa vez, a professora levantou a seguinte questão:

- o que é pensar para você?

Todos os presentes responderam, sendo alguns de forma científica e outros com base no senso comum. O que a professora almejava era levar à compreensão que todo o trabalho científico, por mais que se calce em diversas teorias, precisa ter o reflexo autoral do pesquisador. Um bom trabalho científico traz um novo olhar sobre o que foi estudado e escrito em produção científica.

Como fazer

O primeiro passo para uma boa pesquisa é saber o quê investigar. Ao longo do primeiro semestre, quando tive contato com essa disciplina, observei que não adianta empreender um estudo se não gostar do tema a ser investigado.

Esse foi o meu maior aprendizado; o meu maior incentivo para optar em fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) O marketing voltado para as mídias digitais, Com esse tema e já compreendendo os métodos e metodologia ideais para desenvolver minha pesquisa; consegui concluir meu TCC com nota máxima, dando à minha contribuição sobre os obstáculos e vantagens do marketing voltado para os meios de comunicação digitais.

Importância

Foi muito discutido se atualmente o papel das universidades é formar apenas profissionais para o mercado de trabalho ou pesquisadores que visam o bem da comunidade onde vivem. É preciso que professores e estudantes, seja de qualquer graduação, levem a serio à disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico porque nela está os meios para se aprender a estudar em nível superior.

Considerações

Ao final do primeiro semestre da pós-graduação, tive o aprendizado de que Metodologia do Trabalho Acadêmico deve ser uma matéria lecionada com a máxima antecedência em qualquer curso de graduação, já que há muitas entidades colocando a matéria na grade em semestres mais a frente. Está nesse ensino um dos caminhos para a iniciação científica e novas descobertas que irão beneficiar a sociedade como um todo, seja em qualquer área do conhecimento. Estudar deve ser um ato de pesquisa constante; um aprendizado para a vida que deve resultar em benefícios para sociedade.

Michelle de Oliveira, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com pós-graduação em Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos