Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso superior de Engenharia Civil: Estágio Supervisionado



No curso de engenharia civil, como em todos os outros cursos, o estágio supervisionado é muito importante. O estágio corresponde o meio pelo qual o estudante terá que pôr em prática o que aprendeu em sala de aula. Esta etapa do aprendiz, costuma abrir as portas para o mercado de trabalho. Pois na maioria dos casos, o aluno que estágio em uma determinada empresa, no final do período pode ser contratado. Isso vai depender do conhecimento e dedicação desse aluno. O ideal é que este aluno tenha um bom aproveitamento do aprendizado teórico, para que quando chegar o momento de pôr em prática, não ter dificuldades.

Para entrar no mercado de trabalho, a maioria das pessoas tiveram uma certa dificuldade. As empresas sempre dão preferência para os profissionais que tenham experiências. Então, é neste momento que o estágio se torna muito importante. Na maioria dos casos, as empresas costuma contratar seus estagiários quando estes estão no final do período. Foi dessa forma que eu entrei no mercado da construção civil.

O estágio

No curso de engenharia civil, a maioria das matérias são práticas. São matérias que exigem aulas de laboratórios ou mesmo trabalho em campo. É neste momento que o estágio aparece. O objetivo do estágio é que o aluno possa colocar em prática o que foi visto em sala, além de introduzi-lo ao mercado de trabalho.

Quando fiz esse curso, eu consegui um estágio numa construtora de médio porte. Passei a trabalhar como estagiária no departamento de planejamento de obras. O planejamento e controle de obra sendo um processo no qual é elaborado cronogramas e estabelecido metas e expectativas em um empreendimento, está diretamente ligado a vários setores da empresa e por consequência, ele interfere em todas as etapas de execução dos serviços. Dessa forma, eu como estagiária trabalhei em mais setores da empresa, aprimorando os conhecimentos já adquiridos.

Antes de estudar as disciplinas de levantamento de quantitativos de projeto, eu comecei a trabalhar nesta empresa. Foi um momento de vencer desafios. O ato de colocar em prática o conteúdo da nossa profissão, nos ensina a ter segurança.

Trabalhando como estagiária, eu aprendi a fazer levantamento de quantitativo de projeto de arquitetura, elétrico, hidrossanitário, SPDA, incêndio e estrutural. Também participei de elaboração de proposta para processo licitatório.

Um dos objetivos desse estágio, foi de ajudar a desenvolver habilidades de como planejar e controlar a execução de uma obra, levando em consideração os aspectos técnicos, administrativos e econômicos. Durante o período de estágio, o aluno também pode, para complementar o que é dado em sala de aula, pesquisar em Normas Técnicas, publicações em livros, revistas, internet, pesquisa de campo material que possa auxiliar no aprendizado.

Baseando nessa perspectiva de aprendizado, tanto de atividade no escritório quanto de visita em obra, foi elaborado na época um relatório de um estudo de caso da construção da obra do Shopping Pátio Marabá-PA, com o objetivo de fazer o acompanhamento de todas as etapas das atividades. Através dessa rotina, foi possível registrar as situações de desempenho em ralação a prazo e produtividade que surgiram no decorrer da execução dos serviços. Tendo conhecimento teórico dos serviços e determinação para acompanhar um empreendimento, fica mais fácil aprender os ofícios da profissão, além de ter chance de uma possível contratação.

Conclusão

No entanto, a oportunidade deste estágio foi de grande importância não somente para a grade curricular da faculdade, mas acrescentou-me o aprendizado como estudante, vendo na prática toda a parte teórica estudada em sala de aula. Também foi o início do contato no mercado de trabalho e a chance de mostrar conhecimento adquirido ao longo do curso. Geralmente, quando o estudante faz estágio em um determinado setor, será neste setor que ele vai atuar. No meu caso, tornei me uma engenheira de planejamento.

Márcia Gonçalves, graduada em Engenharia Civil pela Faculdade Metropolitana de Marabá



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos