Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Ciências Contábeis: Contabilidade de Custos



Tudo que é novo nos cria um pouco de receio principalmente quando nunca se ouviu falar em determinados termos, e se tratando de contabilidade existem muitos termos que antes de iniciar os estudos na área eu particularmente nunca tinha sequer ouvido falar. Mas o universo contábil é fascinante. Uma área que me chamou atenção e eu gostei foi a Contabilidade de custos. Que é o objetivo deste pequeno texto.

Contabilidade de custos

No inicio dos meus estudos na area de contabilidade eu tinha em mente que contabilidade era uma coisa simples mas teve uma materia que me fascinou que foi a contabilidade de custos eu não tinha ideia do que se tratava, não foi facil entender pois é uma materia muito complexa mas graças a um otimo professor(Sérgio) a materia se tornou agradabilissima, mesmo com todas suas dificultades pois calcular custos não é facil mas é gratificante esta materia me abriu a cabeça para o universo contabil mas quando eu aprendi que a contabilidade de custos ajuda a empresa a tomar decisões importantes isso me encantou e eu quis me aprofundar na materia, no decorrer dos estudos vi que não era facil pois existem contas diversas a se fazer, os detalhes que o calculo de custos tem é importante e como já disse não é facil, mas no desenvolver do curso a vontade de aprender mais e mais nos ajuda, a maior dificuldade do curso na minha opinião é separar o que é custo, o que é gasto o que é despesas, pois pra mim e acredito que para a maioria dos alunos era a mesma coisa e aprendemos que se tratando de contabilidade isso não é verdade e essa é a chave mas ate chegar nisso como disse não é facil.

Outra dificuldade foi saber onde se aplica tais calculos de custos pois quando se ouve a palavra custos já me vinha a cabeça a aquisição de produtos, foi ai que quando o Sérgio fez a pergunta para a classe : “ onde se aplica a contabilidade de custos?” todos respondem como se fosse um coral “ na compra de produtos para revenda”, e ele disse que estavamos parcialmente certos não entendemos e ele explicou que nos serviços tambem se tem custos, e com varios exemplos pois a aulas eram muitos praticas faziamos calculos frequentes pois para se aprender custos tem que se praticar pois não existe nenhum metodo de custos padrão ate porque esses calculos são para controle interno mas mesmo sendo para controle interno é muito importante.

O que mais era cobrado pelos professores era saber o que era custo, despesas e gasto pois é uma das coisas que mais confundem as pessoas pois a principio as tres palavras parecem significar a mesma coisas e acaba confundindo e isso era muito cobrado; saber diferenciar essas coisas.

Custo, gasto e despesas

Custo custo é um valor gasto para se elaborar um produto ou serviço esses custos para elaboração serão embutidos no preço deste produto ou serviço.

Gasto não esta ligado diretamente ao produto ou serviço.

Despesas as despesas independem de qualquer outra coisa, se voce produzir voce paga conta de luz se voce não produzir voce tambem pagara a conta de luz.

Saber essas diferenças, é a maior cobrança do curso pode parecer bobagem mas é essencial para se fazer um calculo objetivo. E essa cobrança nos ajuda a aprender mais facilmente.

Conclusão

Entrar no universo dos custos é gratificante, mesmo com toda cobrança pois não é uma matéria simples, e os professores cobram demais e a dificuldade em distinguir o que é custo, gasto e despesas pode parecer fácil, mas em nossas aulas que na maioria são praticas, isso se torna um dos maiores problemas. Ate porque se você coloca um gasto na conta de um custo isso altera o valor de um produto que pode levar o empresario a um preço a mais e assim não ter o retorno esperado.

Irene Gomes da Silva



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos