Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Matemática: Geometria Plana



A disciplina de Geometria Plana ou de Geometria é ministrada para o curso de Licenciatura em Ciências Exatas com ênfase em matemática. E dentre os tipos de geometria ministrados está também o de Geometria Analítica e o Desenho Geométrico e Geometria Descritiva. É uma disciplina obrigatória de 4 créditos com carga horária dividida em 2 aulas com um intervalo e mais duas aulas.

O que é a disciplina

A disciplina de geometria plana ou geometria é uma disciplina muito importante de uma área do conhecimento matemático em que o aluno vai aprender novos conhecimentos matemáticos que são relacionados ao desenho de formas geométricas com a aplicação do desenho geométrico e permitirá ao estudante uma nova visão dessa área da matemática.

O que se estuda na matéria de Geometria Plana?

São estudados as figuras sem volume.

Ela é também chamada de Geometria Euclidiana por ter sido inventada por Euclides e sua palavra significa a medida da terra.

Na geometria plana são estudados inicialmente alguns conceitos relacionados ao ponto, ao plano, aos ângulos, a reta, ao segmento de reta, a área e ao perímetro.

O triângulo, o quadrado, o retângulo, o círculo, o losango e o trapézio são algumas importantes figuras estudadas em geometria plana.

O triângulo pode ser escaleno, isósceles e equilátero. O triângulo escaleno possui todos os lados diferentes e também todos os ângulos diferentes. O triângulo isósceles possui dois lados iguais e dois ângulos iguais. E o triângulo equilátero possui todos os lados e todos os ângulos iguais.

Dentre as figuras geométricas planas também está o quadrado. O quadrado possui quatro lados iguais e quatro ângulos iguais de 90 graus. Ele é considerado um polígono de quatro lados.

Assim como o quadrado, o retângulo também é considerado um polígono de quatro lados, porém ele possui apenas dois lados iguais no sentido horizontal e dois lados iguais no sentido vertical e também possui quatro ângulos iguais e retos, de 90 graus.

Outra importante forma geométrica da geometria plana é o círculo. Ele possui um raio que serve para medir sua circunferência dada por C = 2T r2, e um centro de origem O.

Também outra figura é o trapézio, que possui 2 lados paralelos em que um é menor e o outro é maior e são paralelos e a soma de seus ângulos resulta em 360 graus. Eles podem ser classificados em trapézio retângulo que possui dois ângulos retos. Trapézio isósceles em que os seus lados que não são paralelos ainda assim possuem a mesma medida. E o trapézio escaleno em que todos os lados possuem medidas diferentes.

Outra figura estudada em geometria plana é o losango, que é considerado um paralelogramo e também um quadrilátero equilátero, e possui quatro lados iguais e podem possuir ângulos opostos que podem ser congruentes e paralelos assim como os lados.

Como são as aulas?

As aulas são separadas por um intervalo, e têm duração de 2 horas aproximadamente cada uma. Nela são ensinados os conhecimentos geométricos, sendo às vezes necessário também o uso de alguns objetos de uso geométricos como compasso, régua, transferidor, esquadro, etc.

Dificuldades

A aplicação dessa área do conhecimento relacionada ao desenho da geometria no âmbito universitário às vezes pode trazer uma certa dificuldade ao aluno que terá que ampliar os seus conhecimentos para essa nova compreensão.

O que os professores mais cobram?

O que os professores mais cobram são listas de exercícios, exercícios feitos em sala e provas.

Qual a contribuição dessa disciplina para o meu curso superior?

A geometria de uma forma geral, ou a geometria plana foi muito importante para minha formação pois me permitiu uma visão das coisas por outro ângulo.

É um curso que possui um núcleo geral incluindo disciplinas das diversas áreas das ciências e depois é dividido em 3 habilitações: de matemática, de física e de química, sendo possível lecionar na área da habilitação escolhida e na área de ciências para o ensino fundamental.

É uma faculdade muito boa, com boa infraestrutura.

Júlia Guimarães Ubiali, estudante de Licenciatura em Ciências Exatas - USP São Carlos.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos