Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade a distância - EAD autorizada e reconhecida pelo MEC



Muitas pessoas têm optado por fazer uma faculdade a distância ao invés de estudar pelo modelo presencial. As razões que levam as pessoas a optar pelo modelo EAD podem ser diversos, mas creio que a comodidade, a conveniência e porque não dizer a própria possibilidade e o que move tais pessoas.

Há casos em que não há faculdade presencial na cidade, outros porque as pessoas não tem tempo para ir todos os dias em uma instituição presencial para assistir aulas e por ai vai.

Mas ao escolher uma faculdade EAD muitos se perguntam sobre a qualidade e também se elas são reconhecidas pela Ministério da Educação que é o órgão máximo da educação no Brasil. Neste artigo iremos ajudar a entender isso e consultar o MEC para tirar suas próprias conclusões.

Autorização, credenciamento e reconhecimento

A autorização é para cursos e portanto uma instituição de ensino superior precisa da autorização do MEC para abrir novos cursos.

O credenciamento é para as instituições e para que as mesmas possam ofertar cursos presenciais ou a distância, precisam estar credenciadas como faculdades, universidades ou centro universitários.

Já o reconhecimento também se aplica a cursos a o mesmo só acontece quando a primeira turma tem pelo menos 50% da carga horária concluída. Diante disso é possível de inscrever em um curso que não tenha reconhecimento, se você estiver inserindo na primeira turma naquela instituição. Isto não significa que o curso não tem validade, mas que ele ainda não cumpriu o exigido pelo MEC para tal.

Se um curso não tiver reconhecimento, o diploma não poderá ser expedido e não terá validade.

Como consultar

Entendido bem os conceitos acima, podemos ir ao site do Ministério da Educação para checarmos a situação de cursos, faculdades ou universidades.

Para isso, siga este passo a passo que mostra como consultar:

  • Passo 1: Acesse o site: https://emec.mec.gov.br
  • Passo 2: Escolha a opção Consulta Avançada no menu superior;
  • Passo 3: Escolha a opção Curso de Graduação;
  • Passo 4: Informe o nome do curso e se preferir pode informar também o nome da faculdade ou universidade. Este caso deve ser usado quando você quer pesquisar por um curso em determinada instituição.
  • Passo 5: Se preferir, poderá também escolher o estado e a cidade para uma busca mais específica. (Este passo é opcional)
  • Passo 6: Digite o código de verificação e clique em Pesquisar.

Veja um exemplo:

Consulta de polos EAD

Depois de realizar esses passos é necessário rolar a tela, pois o resultado da pesquisa irá aparecer na mesma tela na parte inferior. Lá você encontrará uma tela similar a esta:

Resultado da consulta de polos EAD

Nesta tela mostrada acima estão as instituições, ou seja, as faculdades ou universidades que ofertam curso de pedagogia na modalidade EAD, conforme o filtro que fiz. Para saber as informações sobre a autorização e situação do curso e da instituição, clique no botão de detalhes ou sobre o nome da instituição e será mostrado uma tela em nova janela, como no exemplo a seguir:

Municípios de polos EAD

Nesta nova janela ele mostrará os cursos que a instituição oferece. Pode ser mostrado mais de um para casos onde ele é ofertado em mais de uma cidade ou mesmo em modalidade diferentes como EAD e presencial. Clique na opção desejada e role a tela abaixo onde será mostrado as informações do curso:

Informações de curso no MEC

Observe que ele mostra a situação de funcionamento, a quantidade de vagas autorizadas, o conceito que o curso recebeu nas últimas avaliações do MEC, entre outras informações.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos