Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Educação Física: Avaliação Diagnóstica



Avaliação Diagnóstica do curso de Educação Física é uma disciplina que tem como função avaliar os alunos com um espécie de questionário. Ela possui carga horária de 30 horas.

O que é a Avaliação Diagnóstica do curso de Educação Física?

A Avaliação nada mais é do que uma tomada de decisão. Uma avaliação física por exemplo pode ter como ponto de partida a anamnese (questionário). Ela pode ser feita no início, no meio ou no término de uma etapa do treino ou quando for necessário. A Avaliação Física deve ser feita para:

  • Analisar a condição inicial do indivíduo
  • Reter informações para um treino correto
  • Informar o treinamento
  • Averiguar se as metas foram alcançadas

O motivo para fazer uma avaliação diagnóstica em educação física escolar por exemplo é o de ter um plano de atividades anual na escola, através de um conhecimento anterior de determinada turma e trazer novas experiências que os alunos ainda não tenham vivido.

Segundo Neto (1986) a avaliação pode ser

  • Avaliação Diagnóstica
  • Avaliação Formativa
  • Avaliação Somativa

Segundo Hoffmann, avaliar só tem sentido servindo ao diagnóstico em função dos resultados em que a avaliação deve ser eficaz, participativa e dinâmica.

Nos dias de hoje, a escola está tão vazia de proposta pedagógica que se faz necessário um estudo do processo de avaliação.

A avaliação diagnóstica tem o objetivo de ajudar na introdução aos processos de ensino. Ela é vista como uma avaliação que ocorre no decorrer do processo de ensino e aprendizagem quando tratado como avaliação formativa.

Para a realização da avaliação diagnóstica pode-se fazer o uso de questionários.

Um exemplo de uma questão que pode ser aplicada em uma avaliação diagnóstica seria de forma a questioná-lo sobre quais esportes praticou na escola, no contexto de educação física escolar, como por exemplo, esportes de basquete, futebol de campo, futebol de salão, handebol, voleibol, ou outro esporte coletivo além dos citados.

Outro exemplo seria questionar o aluno se ele já fez parte de alguma equipe esportiva, se foi só nas aulas de Educação Física, se já representou a Escola em outros eventos esportivos ou até em equipes fora da escola.

Pode aprofundar nas modalidades do atletismo por exemplo, como corridas de velocidade, corridas de média e corridas de longa distância, corridas sobre barreiras, saltos em distância, salto em altura, lançamento de disco, lançamento de dardo, arremesso de peso, ou outra modalidade de atletismo.

Pode perguntar se já participou de competições de Atletismo, se foi só durante as aulas de educação física, se já representou a escola em outros eventos esportivos ou em equipes fora da escola.

Pode também perguntar qual dos conteúdos o aluno já vivenciou nas aulas de Educação Física, tais como ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica localizada, danças, lutas, alongamentos, jogos e brincadeiras ou outros conteúdos.

No questionário da avaliação diagnóstica deve conter inicialmente o nome do aluno, a sua idade, se é menino ou menina e pode conter em qual rede de ensino ele ou ela realizou o seu Ensino Fundamental e Médio, onde pode responder se já ficou sem fazer Educação Física em alguma(s) série(s). Ele pode conter inicialmente o seu título:

Questionário de _____________________

E um subtítulo explicando o objetivo do questionário que pode ser por exemplo o de saber o que o aluno teve de experiência em Educação Física e se foram experiências positivas em sua relação com o contexto educacional. Ele pode conter também uma explicação em que esteja claro que os objetivos do questionário não irão avaliar se as perguntas estão certas ou erradas pois inclusive o aluno poderá marcar mais de uma alternativa, deixando claro a diferença de uma avaliação comum por ser uma avaliação diagnóstica.

A avaliação vai diagnosticar onde o aluno está no seu aprendizado, averiguando se o diagnóstico estabelecido fora cumprido e se os discentes apresentam os requisitos exigidos. Em se tratando de Educação Física surge o uso de questionários.

Júlia Guimarães Ubiali, e-mail: jubialinha@hotmail.com. Licenciatura em Educação Física.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos