Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Zoologia de Invertebrados. Faculdade de Ciências Biológicas



A matéria de zoologia dos invertebrados foi uma matéria que vi na disciplina de biologia animal, de 4 créditos de aula e 2 créditos de trabalho, e com 120 horas de carga horária total, semestral e obrigatória.

O que é a Zoologia dos Invertebrados?

A Zoologia estuda, habitualmente, organismos de dois grandes reinos: os protozoários (Reino Protista) e os animais (Reino Metazoa). No Reino Protista são os protozoários que são os organismos unicelulares heterótrofos, podendo ser os flagelados, os rizópodos, os ciliados e os esporozoários.

No Reino Metazoa está contido o Filo Porifera que são as esponjas, e o Filo Cnidaria ou Celenterados que apresenta a forma de pólipo (fixo) ou de medusa ( móvel). Ela apresenta 3 classes: A Classe Hidrozoa em que o pólipo é a forma dominante e tem reprodução por brotamento. A Classe Scyphozoa em que a forma predominante é a medusa e ela se move por jatopropulsão. E a Classe Anthozoa em que forma colônias e não tem fase de medusa.

Como exemplos têm os corais e as anêmonas-do-mar. No Filo Platelmintos são os vermes achatados e possuem 3 classes: A Classe Turbellaria, que têm vida livre, são carnívoros, ciliados e possuem ocelos e são hermafroditas e tem como exemplo a planária. A Classe Trematoda que são parasitas como o Schistossoma mansoni. Possuem dimorfismo sexual evidente e é causados da esquistossomose. E a classe Cestoda.

No Filo Nematelmintos que são vermes cilíndricos, com tubo digestório completo (boca e ânus) e corpo recoberto por cutícula. Inclui exemplares de vida livre e parasitas de animais e plantas. Corpo alongado, com simetria bilateral. No Filo Mollusca são animais de corpo mole e não segmentado, dotados de uma cabeça, um manto e um pé muscular. A maioria é aquática.

Muitos formam conchas (externas ou internas). Possuem rádula (exceto os bivalves), estrutura para raspar os alimentos. Possuem 3 classes: A Classe Gastropoda, em que são assimétricos, dotados de concha helicoidal. Ex: caramujo-de-jardim, Biomphalaria glabrata. A Classe Bivalvia que são moluscos de duas conchas, possuem um pé muscular vigoroso e não têm uma cabeça nitidamente delimitada.

Geralmente sésseis, podem se locomover por jato-propulsão. Ex: ostras, mariscos, mexilhões. E a Classe Cephalopoda que possuem uma grande cabeça, de onde saem 8 ou 10 tentáculos. Têm duas poderosas mandíbulas, grandes olhos e sistema nervoso desenvolvido. Exemplo: lulas e polvos. As lulas apresentam concha interna e dez tentáculos; os polvos oito tentáculos.

O que se estuda nesta matéria?

Em zoologia dos invertebrados se estuda inicialmente sobre os protozoários: vêm de uma palavra grega que significa “animal primitivo”, e são assim chamados pois no passado, foram confundidos com animais ao serem estudados, são seres heterótrofos,

sobre esponjas e placozoários, depois sobre os cnidários e ctenóforos,

sobre os animais bilaterais, sobre os platelmintos,

gnatostomulideos e mesozoários, sobre os nemertinos, sobre os asquelmintos: que são os animais com forma de verme e usam uma cavidade cheia de líquido como esqueleto, essa cavidade é o pseudoceloma e não possui revestimento epitelial. Eles se caracterizam por possuir corpo com formato longo e cilíndrico, possui simetria nos dois lados, não possuir cefalização, serem triblásticos ( possuírem 3 tipos de tecidos ): endoderme, ectoderme e mesoderme, possuir o sistema digestório completo, composto por boca, intestino, reto e ânus, não possuir sistema cardiovascular nem respiratório. Dentre os filos de asquelmintos mais conhecidos estão: O Acanthocephala, o Chaetognatha, o Gastrotricha, o Nematoda, o Nematomorpha, o Rotifera.

Como são as aulas?

As aulas são realizadas em 2 aulas teóricas e 2 aulas práticas, realizadas em laboratório. O laboratório possui uma grande infraestrutura atendendo tudo o que é necessário para as aulas. No laboratório é visto na prática o que foi estudado na teoria.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da Zoologia dos Invertebrados?

Encontrei dificuldades em relação aos reinos Porifera e Mollusca.

O que os professores da faculdade mais cobram?

O ensino de zoologia numa perspectiva evolutiva.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

É uma disciplina que contribuiu muito para o meu curso superior, pois é parte essencial das ciências chamada de biologia animal em que além das outras biologias depois são estudados os estágios de ciências que possibilita a docência no ensino fundamental.

Júlia Guimarães Ubiali, 26 anos, estudante de licenciatura.



 

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