Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Administração Financeira. Faculdade de Administração



Muitas pessoas confundem administração e contabilidade, as duas são ferramentas uteis para as empresas, porem são coisas distintas. Mas mesmo sendo distintas uma auxilia a outra. A administração financeira tem o objetivo de elevar os lucros da empresa e evitar sua ruina. Já a contabilidade tem o dever de, fornecer relatórios que contenham a verdade sobre a situação do patrimônio da empresa para que a administração tome decisões acertadas.

O que é administração financeira?

A administração financeira é a disciplina que cuida dos assuntos voltados as finanças de uma empresa é uma vertente da administração.

E para entender a administração financeira devemos entender o significado de finanças, que nada mais é que os recursos em espécie (dinheiro) usados em negócios. Todas as atividades de uma empresa estão relacionadas ao dinheiro e, portanto, a empresa deve ter lucros ou pelo menos a administração financeira tem que levar a empresa ao lucro.

As atividades na área financeira tem como base os dados retirados do Balanço Patrimonial, e do fluxo de caixa da empresa, pois a partir destes dados é que temos a informação da quantia disponível para as transações da empresa, por este motivo a contabilidade da empresa deve estar em perfeita harmonia e os dados contidos no balanço devem estar verdadeiramente corretos.

O que se estuda nesta matéria

Nesta matéria, estudamos importância dos relatórios contábeis para uma perfeita administração pois para se ter uma ideia real da saúde de uma empresa, aprendemos nesta matéria que os relatórios contábeis são fundamentais, estudamos também, finanças corporativas, investimentos, instituições financeiras, finanças internacionais, valor e orçamento de capital, análise de retorno e risco financeiro, análise da estrutura de capital financeira, análise de financiamentos de longo prazo ou curto prazo e administração de caixa ou caixa financeira.

Estudamos também a necessidade do profissional contábil para a administração financeira; e quais os profissionais envolvidos na administração financeira e qual a função de cada profissional e a complexidade da administração financeira.

Nestas aulas aprendemos que um profissional de administração tem a responsabilidade de elevar a rentabilidade e evitar a ruina de uma empresa.

Estudamos também que administração financeira necessita de adequar a sustentabilidade, e que parte dos recursos obtidos devem ser voltados a sustentabilidade.

As aulas e as dificuldades

As aulas são teóricas em sua maioria, pois fazemos muitas comparações e temos que ler muitos relatórios gerenciais, a maior dificuldade encontrada nesta matéria foi distinguir Administração de Contabilidade, pois no inicio em minha cabeça não tinha diferença.

Porem a administração é diferente da contabilidade, e a administração necessita de um bom trabalho contábil um bom administrador necessita que um contador tenha feito um trabalho perfeito. Já a contabilidade pode administrar sem a necessidade de um administrador. E essa diferença que me fez ter dificuldades no início. Mas no decorrer das aulas tudo foi sendo esclarecido. As aulas são de muita leitura e analise, porém, não são aulas maçantes. Como eu achava que a contabilidade e administração eram a mesma coisa, eu pensei que estudaríamos muita a contabilidade.

Mas no decorrer das aulas percebi que precisávamos de a contabilidade para a administração porem não estudávamos a contabilidade o que nos foi exposto a necessidade da contabilidade, mas os relatórios já vinham prontos.

Conclusão

Abrir a mente e ter a consciência que a empresa necessita de várias ferramentas para o bom andamento, é a primeira lição que eu tive, A Administração Financeira, busca o máximo de rendimentos para a empresa e seus acionistas e/ou proprietários uma empresa tem o objetivo de ter lucros em primeiro para que se tenha o retorno do que seus proprietários investiram, e a empresa tendo lucro com certeza ela sobreviverá e crescerá mais e mais, crescendo gera empregos

IRENE GOMES DA SILVA FNC Carapicuiba



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos