Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Graduação em Ciência da Computação: Homem e Sociedade



O homem teve que ao longo do tempo se adaptar as mudanças ocorridas no mundo, e com isso foi necessário muitas adaptações. No momento atual surgiram com isso novo estudos, novas tecnologias, novas formas de trabalhar e com isso o impossível pra época passou a ser possível.

Entendemos também que a sociedade procura acompanhar e o homem precisam um se adaptar ao outro para que não ocorram conflitos e quebra de regras. Abaixo vamos tratar sobre alguns assuntos importantes e que serão muito relevantes para nossa vida dentro da sociedade que foram abordados dentro de sala de aula.

Professores

Nos deu total liberdade para podermos expor nossas ideias e conceitos, com isso surgiram ótimo debates em sala de aula, reforçando o conhecimento do conteúdo. O professor se mostrou totalmente capaz para ministrar a aula em pauta.

Conteúdos

Ética: Quando falamos de sociedade fica muito evidente a questão de ética que é basicamente a nossa moral, ou seja algo que eu construo e sou, não é algo que precisa ser aprendido nas salas de aula, mais algo que vou construindo na minha vida a partir dos primeiros ensinos passado pelos meus pais ou primeiros educadores. Neste desenvolvimento vou sendo ético diante da sociedade que eu vivo, respeitando as barreiras entre eu e o meu próximo. Por isso vamos ver que dizer que tem ética mais quebrar as regras impostas pela sociedade, mostra na verdade que você está agindo ao contrário da ética. Isso se aplica a vida profissional tanto tecnológica como outras áreas, porque se eu não trabalhar com ética estarei ferindo-a a minha moral os princípios que regem as regras da minha sociedade.

Tecnologicamente usar um S.O não licenciado, usufruir da pirataria para benefício pessoal é também uma falta de ética assim, como desrespeitar o próximo por falta de conhecimento técnicos, não pagar os impostos necessários, tudo feri a ética. Então o que aprendemos é simplesmente andar de acordo com a ética e sempre buscar respeitar as regras dentro de uma sociedade.

Ambiente de trabalho: Em muitos bate papo com o professor podemos conversar sobre como o homem deve se portar dentro de um ambiente de trabalho, estou sendo contaminado pelas quebras de regras lá dentro impostas que ferem as regras da sociedade? Como foi abordado anteriormente, as regras estão ai para ser cumpridas e dentro do ambiente de trabalho não é diferente, por isso em sala de aula foi batido sempre na tecla da moral e valores obtidos, de como ele estavam sendo mostrados no meu ambiente de trabalho ou em qualquer outro lugar.

Relacionamento Interpessoal: Devemos ter em mente que o relacionamento interpessoal se faz necessário em qualquer sociedade, dai que surgirão os networks, ideias, inventos, projetos, desenvolvimento. As pessoas que se fecham numa ilha, podem estar fechadas para o novo e as mudanças necessárias para o crescimento não virão, mais os que se relacionam e buscam um relacionamento não só com pessoas da mesma área, mais de outras, tendem a se desenvolverem mais.

Imposição da Sociedade: Falando sobre homem e sociedade, devemos lembrar que em alguns momentos diante da sociedade terá que defender os seus valores e ser ética, porque os mesmos vão contra o que você acredita. Em sala de aula quando falamos sobre isso fiquei feliz porque, mostra que não precisamos ficar escravos ou reféns do que uma sociedade estipulou como certo ou errado.

Sociedade e tecnologia: A tecnologia dentro da sociedade é algo que é inevitável, precisa ser utilizada para que haja o crescimento de ambas as partes. Mas o estudo em sala de aula é como está sendo levado o uso das tecnologias diante da sociedade, estão encarando como algo bom ou ruim pra mesma. Por isso muita das vezes se faz necessário projetos para direcionar o uso da tecnologia em uma sociedade.

Conclusão

O homem diante da sociedade tem que respeitar as regras de uma sociedade desde que não firam os seus valores, e não deixar de levar isso para todas as suas áreas de atuação, tanto profissionais como não profissionais.

Thiago Luiz Americo, graduado universidade UNASP.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos