Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade Ciências Contábeis: Matemática Financeira



Saber que a matemática financeira não se parece muito com a matemática que usamos no dia a dia, e que é um ramo da matemática que é usual mas nem todos conhecem ou ao menos sabe como usa-la é um desafio formidável.

Matemática e Contabilidade

Quando se fala em matemática logo lembramos daquelas formulas usadas na escola e isso apavora pois a matemática é o terror da maioria dos alunos, mas a matemática que aprendemos na escola é uma maravilha comparada a matemática financeira que é uma das maiores ferramentas dos Contadores, mas o desafio de aprender essa matéria e saber que ela é uma ferramenta indispensável na contabilidade isso é intrigante.

Quando comecei as aulas de matemática financeira minha cabeça quase deu um nó como sempre fui uma ótima aluna em matemática achei que seria moleza essa matéria; eu estava completamente enganada tive enormes dificuldades na matéria fiquei com notas vermelhas no primeiro semestre e isso me deixou indignada pois como falei sempre fui ótima aluna em matemática, mas entender a diferença da matemática usada na escola e da matemática usada na contabilidade foi difícil, mais difícil foi entender que a matemática usada na contabilidade estava no dia a dia, compreender isso foi um grande problema.

No primeiro semestre tive aulas regulares de matemática porém eram aulas teóricas, já no segundo semestre as aulas eram praticas em laboratório, já ficou mais interessante, porém mais difícil, a quantidade de aulas de matemática financeira no segundo semestre eram em maior quantidade e muito mais praticas, a maior dificuldade foi entender sobre juros compostos as nomenclaturas as conversões, calculo de montante e de capital, calculo de período de tempo, taxas equivalentes e para entender tudo isso só praticando e nossas aulas eram cem por cento praticas tínhamos muitos exercícios e nestas aulas praticas foi que entendi a importância da matemática financeira e que é uma ferramenta indispensável para a contabilidade; mas esse ramo da matemática não esta ligado tão somente á contabilidade mas sim no dia a dia das pessoas, e isso não eu não entendia, mas a duras penas aprendi.

Outra dificuldade que tive foi aprender a utilizar a calculadora financeira, as pessoas não fazem ideia de como é complicado usar essa calculadora, mas depois que se aprende a utiliza-la a vida se torna mais fácil. A minha maior dificuldade foi entender que a matemática financeira é indispensável, pois ela nos ajuda a por exemplo, comprar um carro e saber exatamente quanto de juros o comprador irá pagar no final desse financiamento.

E isso para um cidadão comum é ótimo pois a pessoa pode se organizar e ver se é viável ou não; já para as empresas é indispensável pois os juros de um financiamento ou de uma compra de matérias ou matéria prima para elaboração de produtos, vai afetar no valor final deste, e isso pode alavancar ou despencar os lucros da empresa. Então entendi que para tomar decisões a empresa precisa fazer um calculo financeiro.

Matemática e dia a dia

Depois que entendi que a matemática financeira esta no dia a dia e também depois de aprender a utilizar a calculadora financeira eu já não entro mais em uma loja para fazer uma compra sem calcular os juros do financiamento, isso se torna comum; pois entendi que ela esta ligada á tudo. Não é fácil mas deixa as tomadas de decisões mais claras.

Resumo

Entender a matemática não é tarefa fácil, e quando se trata de matemática financeira as coisas se complicam ainda mais, a minha opinião é que todos deveriam entender mais sobre finanças assim não pagariam juros abusivos e teriam como conseguir mais descontos e economizar.

Irene Gomes da Silva Faculdade FNC Carapicuiba Professor da matéria Rodrigo



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos