Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Administração: Análise das Demonstrações Financeiras



A disciplina escolhida para expressar minha opinião foi Análise das Demonstrações financeiras, sendo que essa matéria foi lecionada no 5° semestre do curso de Administração, na faculdade Fasip, de Sinop-MT. Nessa disciplina, tive contato com os vários índices utilizados para analisar a saúde financeira de uma empresa. Nas primeiras aulas, estudei qual o objetivo de uma análise, quais os objetos, quem são os usuários e como cada usuário das análises financeiras tem diferentes finalidades. Ou seja, através de uma análise financeira, o banco analisa a capacidade de pagamento de seus clientes. Já um investidor busca saber qual o retorno apresenta determinada empresa apresenta no decorrer dos anos.

Objetivo da matéria

Essa matéria busca preparar o profissional Administrador para receber as informações financeiras, produzir uma análise a partir dos índices e saber correlacionar cada índice com a situação financeira da empresa, e quais podem ser os efeitos que determinado índice, quando fora dos padrões pode trazer para a empresa a curto e a longo prazo.

Com essa disciplina, compreendi como determinados índices são calculados, onde essas informações são encontradas, qual relação tem, por exemplo, um índice de endividamento com a atual situação da empresa.

Aplicação na prática

Particularmente, como investidor no mercado de ações, essa disciplina tem sido de grande ajuda, ensinando diversos pontos da análise financeira das empresas. Aprendi inclusive, a calcular corretamente os índices financeiros. Ainda mais, compreendi a interpretação do representa aquele índice. A título de exemplo, uma empresa publica seu resultado anual, que são grandes relatórios contendo várias informações sobre aquele período. Então consigo extrair os dados necessários para calcular os índices. Em seguida, comparo essas informações com outras empresas do mesmo segmento e percebo como está sua saúde financeira.

Modelo de aula

Nas aulas são apresentados os principais índices, estudados um por vez. Sendo que, primeiramente é apresentado o conceito do índice, logo após, o modo de calculá-lo. Depois de discorrido sobre todos eles, aprendi como usar todos de uma vez e criar uma análise. Foram feitas várias atividades e interações entre o professor e os alunos. Buscou-se trazer toda a teoria para a prática, e usando alguns exemplos reais.

Consideração Final

A análise das demonstrações financeiras, sem dúvida, é uma das mais importantes disciplinas no curso de Administração. Prepara o acadêmico para análise em diversos aspectos. Como investidor, terá capacidade de distinguir empresas boas empresas financeiramente. Como fornecedor, pode escolher empresas com capacidade de pagamento. Pode também, como cliente, perceber se seu fornecedor tem capacidade abastecer seu estoque.

Lucas Porfiro, Faculdade Fasip, Sinop-MT



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos