Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Psicologia: Neurofisiologia



Saudações acadêmicas, com prazer vos trago mais um artigo. Nesta oportunidade, versando sobre neurofisiologia.

O que é a neurofisiologia?

É uma disciplina científica oriunda da fisiologia que se ocupa fundamentalmente com os processos e estruturas neurais do corpo humano.

O que se estuda nessa disciplina?

Nesta matéria tu tens uma continuação do que foi visto contigo na disciplina de neuroanatomia (como foi na minha graduação) ou simplesmente tu tens um apanhado geral dos conteúdos que devem ser abordados nessas disciplinas se na tua grade curricular não havia a neuroanatomia.

São trazidas na neurofisiologia compreensões acerca de estruturas ligadas aos processamentos psíquicos, cuja maioria advém de estruturas fisiológicas relacionadas à cognição e aos sistemas nervosos, central e periférico; bem como o simpático e parassimpático. Os processos sinápticos são aprofundados e também são apresentados fundamentos extras sobre as estruturas cerebrais, como o núcleo acunbens, o tálamo, o hipotálamo e afins.

Como são as aulas?

Estas aulas são como qualquer aula de uma disciplina baseada em biologia. Tu vais entrando em contato com nomes de estruturas fisiológicas, suas funções e com a necessidade de tu se lembrares desses detalhes na hora da prova. Sempre são muitas informações trazidas nesse tipo de contexto e isso acaba dificultando bastante à memorização.

Quais as dificuldades que eu encontrei no estudo desta disciplina?

O conteúdo é bem denso e desgastante, até mesmo para a leitura. Mesmo a tarefa principal, que é apreender a produzir associações com estes conteúdos que são trazidos nesta disciplina me pareceu complicado.

O que os professores da faculdade mais cobram?

É importante levar desta disciplina algum recorte de memória sobre como funcionam os processos psíquicos e suas estruturas fisiológicas relacionadas a fim de compreender melhor certas situações que se pode encontrar posteriormente na prática profissional.

Ao longo do curso esse conteúdo pesado dessa disciplina poderá estar servindo como base para a criação e o estabelecimento de novas conexões de ideias, complementares ao que se vê neste momento e que, ao mesmo, tempo são capazes de ampliar a tua compreensão acerca dos fenômenos psíquicos, mesmo partindo de uma visão puramente orgânica.

Qual a contribuição desta disciplina para o meu curso superior?

Foram muitas contribuições, a pessoa que foi minha professora nesta disciplina hoje já é pós-doutora em ciências biológicas e acabou me apresentando todo um universo da neurobiologia já na época em que cursei a disciplina com ela e também depois quando tive a oportunidade de acompanhar algumas apresentações de colegas meus falando sobre os trabalhos no grupo de pesquisa com ela. Apesar de eu ter muitas dificuldades com esse tipo pesado de informação eu sempre gostei muito de estudar sobre anatomia, fisiologia e composições biológicas das estruturas.

Como foi a minha graduação em Psicologia?

Foi uma passagem da minha vida muito emblemática. Iniciei a graduação em psicologia tendo ela como a minha segunda opção. Eu fiz bons amigos, mas tive minha mente sempre rondada por inúmeros mistérios, e por sinal, alguns deles talvez ainda estejam presentes.

Entretanto, é possível que eu tenha aprendido a lidar com eles e algumas dúvidas cruéis e fundamentais tenham sido sanadas com o tempo. Hoje me sinto bem feliz sendo psicólogo e tenho convicção que um psicólogo como eu, só existe um. Eu investi oito anos da minha vida num processo que me mudou profundamente, sou completamente mais profundo do que eu era quando eu entrei.

Todavia, foi muito custoso, emocionalmente falando, toda essa mudança pessoal, mas isso acabou me tornando uma pessoa mais equilibrada e capaz de ajudar pessoas que estejam perdidas em si mesmas. Por isso e com isso, eu almejo ter te mostrado boas ideias de caminhos para a tua jornada do saber.

Gratidão.

Alexandre Herzog, Graduado em Psicologia pela Faccat RS.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos