Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


O que é vestibular ou processo seletivo?



Vestibular é um uma prova que geralmente as faculdades ou universidades aplicam para selecionar os candidatos às vagas de seus cursos superiores. Ele tem a função dupla de selecionar e também garantir que o aluno tenha condições de frequentar as aulas naquela instituição.

Qual a diferença entre vestibular e processo seletivo?

Exame ou prova

Basicamente nenhuma, contudo o processo seletivo é mais amplo e pode ser usado fora do contexto educacional, inclusive. Existem empresas que fazem processos seletivos para outros fins e neste caso ele indica qualquer processo que visa selecionar pessoas, seja para um cargo ou função, uma vaga na faculdade ou outro fim qualquer. O vestibular é um processo seletivo, ou melhor dizendo, é um dos processos seletivos existentes.

Quando ocorre os vestibulares?

Quando a época, eles podem ser divididos em três:

Geralmente no final do ano ou início do ano. As faculdades e universidades aplicam as provas de seus processos seletivos geralmente entre os meses de setembro e janeiro, pois é neste período que geralmente se faz a preparação para o ano letivo seguinte e insto inclui preencher as vagas dos cursos.

Existem ainda algumas instituições que fazem o chamado vestibular de inverno que ocorre no meio do ano para que os alunos comecem a estudar no segundo semestre, mas é menos comum.

Por fim, existe ainda o chamado processo seletivo continuado que pode ocorrer em qualquer época do ano. Este caso é mais comum para as faculdades a distância que normalmente não tem um calendário tão rígido como os cursos presenciais.

O Enem pode ser considerado um vestibular?

Inicialmente ele não tinha este propósito, já que ele foi criado para avaliar a qualidade do ensino médio e desta forma o objetivo era conhecer a situação do aluno que estava saindo do ensino médio.

Mas com o tempo ele passou a ser usado por algumas instituições como critério para seleção de alunos de forma complementar ao vestibular e hoje ele já é usado em substituição a boa parte dos vestibulares em instituições públicas, logo é possível afirmar que ele é sim um vestibular.

Qual o  mais concorrido do Brasil?

A Fuvest sempre teve a fala de ser a prova mais difícil e na falta de outra referência, creio eu que ela ainda é a mais concorrida também. Contudo é preciso levar em conta que em termos numéricos o ENEM supera e muito, já que ele é usado para múltiplas instituições.

É possível entrar na faculdade sem prestar vestibular?

Não. O vestibular ou outra forma de processo seletivo é um critério que as instituições sempre adotam e por isso não é possível ignorar esta etapa. Existem, contudo, exceções, como acontece no caso de uma pessoa que já tem curso superior e deseja fazer uma nova faculdade. Neste caso ele pode ser dispensado de fazer um novo processo seletivo.

O processo seletivo de faculdades particulares são mais fáceis do que as universidades públicas?

Dizem que sim e é provável que seja bem mais fácil mesmo. A grande questão dos vestibulares das universidades públicas é que eles são extremamente concorridos, pelo fato de ser gratuito e ser reconhecidamente como melhores. Neste caso, em função da alta concorrência, as barreiras impostas pelas provas também são maiores.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos