Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Turismo: Gestão Financeira



Falar de Gestão financeira é muitas vezes falar do coração de uma organização ou qualquer tipo de atividade, pois em uma sociedade capitalista tal qual a que vivemos é necessário entender um pouco de como administrar recursos, principalmente os financeiros. Gestão Financeira é uma disciplina que merece toda atenção e seriedade para aprendê-la.

Administrar o dinheiro com inteligência deveria ser o alvo de todos em qualquer área. No turismo, não é diferente. Ela assume um lugar primordial no interesse e na construção de conhecimentos para o graduando em turismo. Portanto se trata de uma disciplina obrigatória e presencial que é abordada dentro da visão do turismo. Assume a mesma nomenclatura dentro de outros cursos e conta com uma carga horária de 60 h/a.

Gestão Financeira, do que se trata?

A gestão financeira, de maneira geral, trata de como administrar os recursos financeiros de maneira inteligente e com o auxílio de ferramentas que a mesma disponibiliza. Dentro do turismo é essencial para o aluno compreender como funciona o fluxo do dinheiro e como fazer com que o mesmo seja uma forma de entrada constante dentro do contexto em que se trabalha.

A gestão financeira funciona de maneira análoga a administração de empresas. A diferença é que a administração de empresas envolve um enfoque geral de várias atividades ou funcionalidades, enquanto a gestão financeira se concentra especificamente no capital empresarial.

Para nós alunos, ela não só é importante na vida profissional, mas também pode ser um diferencial na vida pessoal ou em família. O que nós precisamos compreender é que seu campo de aplicação é vasto e muito difícil achar um lugar onde não se é usada. Por isso recomendo que tenha atenção e foco para aprender o máximo possível.

O que se estuda nesta matéria?

O conteúdo da gestão financeira jamais poderia ser esgotado em apenas 60h/a. É uma disciplina rica em conteúdo. Como o enfoque é no turismo, a matéria pode ser abordada de maneira mais teórica, porém não significa que não terá cálculos. Se observarmos os livros voltado para gestão financeira veremos muitos cálculos matemáticos, e passar por eles será inevitável.

Nesta matéria se aprende muito conteúdo advindo de finanças e contabilidade. Isso por que a Gestão financeira, para funcionar, necessita lançar mão de dados financeiros e contábeis. Por isso é recomendável que para um melhor entendimento, o graduando faça uma pré-leitura de assuntos contábeis, financeiros e econômicos para ficar por dentro de algumas nomenclaturas que poderão ser usadas.

Algumas das ferramentas que podem ser utilizadas no decorres dos estudos da disciplina podem ser a análise de demonstrações financeiras, as análises verticais e horizontais, noções de contabilidade de custos, um pouco do entendimento do funcionamento da economia, a aplicabilidade desses vários conceitos dentro do turismo e a relação que o turismo em sua particularidade tem com a gestão financeira em si.

Como são as aulas?

As aulas são dinâmicas e interativas. Muito melhor se aprende quando o professor tem uma boa didática ou um bom método para ensinar a disciplina. Nas aulas são apresentados vários conceitos e muitos exemplos para um melhor entendimento da aplicabilidade da disciplina na área. Recomendo que o aluno faça muito exercícios para fixação, principalmente de cálculos quando for pedido. Em geral as aulas são legais com muito aplicabilidade.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da Gestão Financeira?

Imagina só você fazendo turismo e de repente você se depara com uma disciplina dessas? Pois é, muitas vezes ficamos acostumados com uma coisa mais específica que quando nos deparamos com algo muitas vezes diferente a tendência é ter dificuldades. Tais dificuldades, principalmente com introdução de nomes desconhecidos, é superada com o tempo. Por isso é necessário muito atenção e dedicação.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Como já havia dito, a gestão financeira ajudará muito na prática no que tange o entendimento do funcionamento do fluxo de capital e isso no turismo assume uma relevância que não pode ser calculada. O conhecimento da gestão financeira trará grandes benefícios posteriormente.

JHONATA COSTA, EX-GRADUANDO EM TURISMO



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos