Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Superior de Enfermagem: Métodos de Pesquisa



O que é?

Sendo também conhecida como metodologia de pesquisa, é uma disciplina obrigatória do curso de graduação em Enfermagem e de alguns dos cursos da área da saúde, podendo ser realizada através da modalidade presencial ou ainda EAD (Educação à Distância).

O que se estuda nessa disciplina?

O principal objetivo dessa disciplina é apresentar aos alunos diferentes formas de se realizar pesquisas científicas. Entende-se por metodologia o uso sistemático de determinadas etapas de um estudo, que tem como objetivo final a produção de conhecimento dentro do campo alvo de pesquisa. Para tanto, estudam-se diferentes modelos de estudo, os variados instrumentos para realização desses e demais detalhes das etapas de construção e divulgação de uma pesquisa científica.

Essa disciplina também se foca em compreender relações entre o chamado objeto de estudo e o ser estudado, analisando problemáticas percebidas e suas devidas consequências e implicações no sujeito e em seu ambiente. A partir dos meios que houverem disponíveis, será esquematizada a maneira de investigação e obtenção de resultados.

Qual a importância dessa disciplina para a Enfermagem?

Dentro do campo de estudo da enfermagem, faz-se de extrema importância os conhecimentos que são agregados através de métodos de pesquisa, uma vez sendo compreendido que o papel do enfermeiro também se dá nas esferas de prevenção de doenças e promoção do bem-estar dos indivíduos aos quais presta assistência.

Como enfermeiro, o profissional que se preocupa com o seu cliente de modo holístico, entendendo todas as subjetividades e fatores envolvidos na história de saúde e doença dele, deve sempre buscar analisar alguns dados do mesmo, a fim de compreender as dinâmicas dos ambientes e processos em que este está envolvido e atuar do modo mais eficaz e benéfico possível.

Outra importância se dá no fato de a enfermagem ser uma fonte valiosa de coleta de dados, uma vez que é muitas vezes através dela que pode-se conhecer características de uma determinada família ou população, o que é fundamental para a elaboração de estudos e pesquisas.

É a partir da voz da enfermagem que problemáticas não avaliadas devidamente ou ignoradas podem ganhar força para serem estudadas e resolvidas. É importante haver no profissional mais do que a capacidade de observação e análise dos fatos, mas também que este esteja munido das devidas ferramentas para coletar dados e trabalhar de modo mais incisivo e eficaz com os pacientes.

Como são as avaliações?

Os professores da modalidade de Educação à Distância costumam realizar avaliações tradicionalmente teóricas. Os professores da modalidade presencial costumam ser mais dinâmicos e inovadores quanto aos critérios avaliativos utilizados, valendo-se muitas vezes de estudos clínicos e pesquisas realizadas pelos próprios alunos em campo prático.

Não é necessário que haja uma carga horária em campo prático apenas para essa disciplina, porém, durante o estágio curricular em outras matérias, o aluno pode ter uma oportunidade de realizar suas tarefas de métodos de pesquisa com casos reais de possíveis populações que irá atender. As avaliações costumam-se basear nessas tarefas, podendo os professores às vezes dividirem os pontos entre as pesquisas e estudos passados e provas ou testes teóricos. Há um pouco de estatística, mas, tratando-se do curso de enfermagem, costuma ser num nível sem muitas dificuldades.

Não realizei nenhum outro tipo de trabalho valendo nota, mas alguns professores também costumam passar estudos dirigidos com alguns exercícios, principalmente quando a média geral da turma está baixa. Não há trabalhos dinâmicos ou outras avaliações, pois, assim como as aulas, a disciplina costuma ser dada de modo teórico e praticada por meio de tarefas extra-classe e demais exercícios.

Quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos?

A maior dificuldade encontrada por mim e por maioria dos alunos dessa disciplina é em relação a introdução dos cálculos necessários para o entendimento da disciplina, pois muitas vezes, pela ausência deles em outras disciplinas, muitos alunos podem não saber ou encontrar problemas para realizar alguns. Além disso, é necessário um tempo maior de dedicação à essa disciplina, apesar da carga horária não ser extensa, pois além de conhecer bem os métodos apresentados, necessita de algum tempo para realizar as tarefas da disciplina. Em geral é possível entrar no ritmo da disciplina em pouco tempo, e com empenho é possível se chegar a um bom resultado, tanto avaliativo quanto em termos de aprendizado.

Carla Fernandes, acadêmica de Enfermagem da Unigranrio.



 

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