Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Nutrição: Fisiopatologia Aplicada a Nutrição



A fisiopatologia é um ramo da fisiologia que estuda as funções anormais dos órgãos, aparelhos e sistemas do corpo humano, bem como nos dá um prognóstico de evolução da patologia e seus efeitos no decorrer dos períodos e ciclos da vida. O profissional nutricionista precisa conhecer o funcionamento do organismo com e sem a presença de doenças para poder identificar quais estratégias nutricionais deverá e poderá aplicar para que haja o sucesso no tratamento estipulado, aumentando a qualidade de vida de seus pacientes.

Já a fisiologia estuda as funções normais de todos os órgãos e sistemas do corpo, ou seja, sem a presença de anomalias ou patologias.

O que é estudado?

No decorrer do curso de nutrição a fisiologia e fisiopatologia possuem uma abordagem abrangente, e os principais assuntos discutidos e comentados são:

  • Processos celulares do funcionamento do corpo humano e neurofisiologia (homeostase, fisiologia celular, genética, mecanismos de sinalização e metabolismo celular);
  • Organização morfofuncional do sistema nervoso e sistema muscular (fisiologia do exercício);
  • Fisiologia sensorial;
  • Fisiologia respiratória;
  • Fisiologia cardiovascular;
  • Fisiologia Renal (organização morfofuncional do sistema renal, transporte e mecanismos renais e respiratórios de controle do PH);
  • Fisiologia Gastrointestinal;
  • Fisiologia do sistema imunológico (anatomia e fisiologia do sistema imunológico, interações neuroimunoendócrinas, doenças inflamatórias e imunodepressoras;
  • Fisiologia dos sistemas reprodutores - masculino e feminino.

As aulas ministradas são teóricas e praticas. As aulas práticas são realizadas em laboratório, onde através do microscópio se pode analisar a morfologia normal e também com disfunções dos diversos tipos de células em nosso corpo. Durante as aulas nos laboratórios de anatomia podemos verificar os órgãos e sistemas em condições normais, bem como aqueles com alguma anomalia.

As principais dificuldades na faculdade

Dentre as principais dificuldades estão aprender os nomes de alguns termos técnicos, e alguns procedimentos que são necessários dentro dos laboratórios. Mas é muito emocionante e empolgante conhecer o funcionamento do nosso corpo, e a forma como ele reage na presença de alguma enfermidade. E o mais legal e como nós nutricionistas podemos contribuir para melhorar os sintomas e prevenir a evolução de certas patologias.

O que é cobrado dentro da disciplina?

Dentro do estudo da fisiologia, onde se encontra a fisiopatologia é cobrado o conhecimento das funções dos órgãos e sistemas, bem como sua morfologia. As provas realizadas são de forma prática (nos laboratórios) e teóricas (provas escritas podendo ser discursivas, múltipla escolha ou mistas).

Geralmente essa disciplina é dividida em dois períodos do curso e as aulas divididas em teóricas e práticas. Durante o curso na faculdade além das provas, somos avaliados com trabalhos escritos e orais, seminários, atividades realizadas em sala/ casa/ laboratórios e pela participação nos conteúdos.

Livia Ribeiro Silva - Nutricionista (CRN 7333)



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos