Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Ciências Sociais em Radiologia



O estudo das ciências sociais no curso de tecnologia em radiologia busca discutir o papel do indivíduo na sociedade. Aplicando a Radiologia a matéria discute sua relação com a profissão e de que forma incidirá no seu papel na sociedade. Por meio dos estudos dos grandes pensadores como Karl Marx, Max Weber e Émille Durkhein, o discente busca compreender a importância da sua profissão, outros autores são abordados tanto da filosofia clássica grega, filosofia medieval, iluminismo, escola alemã de filosofia e pensamento moderno e contemporâneo, mesclando filosofia e sociologia.

Qual o nível de dedicação necessário a matéria?

Essa matéria é uma das aplicadas de forma EAD (Ensino a distância), de forma a completar a carga horária exigida pelo ME (ministério da educação) para caracterizar o curso. Dessa maneira o nível de dedicação torna-se alto, o aluno necessita encontrar tempo em sua rotina para assistir as vídeo aulas que são completadas pelo estudo de artigos e atividades, todos estes disponíveis na plataforma da própria universidade ou indicada por ela para a realização.

O método de ensino, materiais indicados e autores.

O método de ensino, assim como explicitado acima é o de ensino a distância, dessa forma o aluno acaba sendo “obrigado” a pesquisar e compreender os temas de forma autônoma. Para o auxílio, além das vídeos aulas, a plataforma traz artigos, estes são escritos por terceiros – pesquisadores, especialistas, mestres e/ou doutores – de forma geral.

Esses artigos são curtos e sistemáticos e discutem basicamente a tese principal do autor estudado, sua aplicabilidade na sociedade e o que a apresentação gerou no estudo das formas de convivência e construção social entre indivíduo e sociedade. Por exemplo: de quais maneiras são observadas e discutidas as relações entre empregador e empregado, no caso de Karl Marx a luta de classes.

De forma geral esses debates de ideias são bem leves, tentam apenas elucidar pontos básicos de compreensão para realização de atividades. Muitas escolas de pensamento são estudadas, mas nenhuma deles se aprofunda da mesma maneira que o faria em um curso de ciências humanas e sociais, por exemplo.

As principais dificuldades e facilidades

A principal dificuldade, sem dúvidas, é adequar seu tempo para poder assistir as vídeo aulas, ler os artigos e realizar as atividades, mesmo assim o estudo é superficial, não só por não haver a possibilidade de se aprofundar pelo material, mas também por não haver tempo entre aulas para o aluno pesquisar mais, ou até um espaço para tirar dúvidas com um professor.

O que a universidade faz é disponibilizar um e-mail para dúvidas pontuais em relação a questões pontuais, igualmente. Outra grande dificuldade é conseguir ligar as teses dos autores a sua aplicabilidade na profissão, acontece então uma grande quebra para uma aula onde seja apontado justamente qual o papel do profissional de saúde na sociedade.

As facilidades variam, no meu caso o interesse prévio pela matéria me ajudou a realizar as atividades e ler os artigos com maior fluência, de qualquer maneira é necessário debater os temas, o que não encontrei na minha turma, poucos colegas haviam estudado ou se interessavam realmente pelo tema, o que não me deixou escapar do aprendizado superficial da matéria. De qualquer forma, consegui ajudar os colegas que tinham maior dificuldade e tinham interesse em aprender para fazer boas atividades e boas provas.

Conclusão

Sou crítico de matérias EAD em cursos presenciais, o ensino é superficial, aqueles que têm maior dificuldade são prejudicados e não conseguem aprender plenamente, aqueles que têm maior facilidade fazem as matérias, porém não encontram motivação. Os temas tratados são interessantes e provocam o aluno a pesquisar e se aprofundar. De qualquer maneira, hoje estudo em outra universidade na área de ciências sociais e compreendo melhor os temas que trabalhei a época.

Guilherme Reis, Graduado na Universidade Anhanguera em 2013.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos