Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Civil: Química Básica



A química é uma ciência estudada na maioria dos cursos superiores nas áreas de humanas, biológicas e exatas. Sendo também estudada em cursos técnicos profissionalizantes. No segundo período do curso de engenharia civil, o estudante terá a disciplina de Química Geral ou Básica.

A Química Básica pode ser denominada a parte da ciência a qual se estuda a tabela periódica, identificando os elementos de transição e os representativos. Nesta etapa do curso, o aluno estuda também os ácidos, as bases, os óxidos, as reações químicas e passa a conhecer alguns elementos e compostos químicos usados na construção civil, bem como suas propriedades.

Durante o curso de química da minha faculdade, o professor fez questão de passar alguns trabalhos para o aluno desenvolver em casa. No geral, eram exercícios em que o aluno pudesse averiguar fenômenos químicos que foram comentados em sala de aula. Um dos trabalhos solicitados pelo professor ao meu grupo foi o de observar o fenômeno de oxidação em uma superfície metálica. O aluno tinha que deixar tal superfície em uma situação em que pudesse ocorrer tal fenômeno e no final, elaborar um relatório e apresentar em sala. Então, houve muitos trabalhos excelentes em que foi possível observar fenômenos químicos comentados em sala de aula.

A química básica e a Engenharia Civil

Na área de engenharia civil, o profissional trabalha com vários tipos de materiais. Os materiais são classificados de acordo com suas propriedades químicas e físicas. Logo, é nesse momento que o conhecimento dessa ciência é importante. O aluno ou futuro engenheiro precisa, indispensavelmente, conhecer as propriedades e composições químicas dos materiais utilizados em obras. A tinta, por exemplo, utilizada em pintura de superfície, é uma substância tóxica. A pessoa que for trabalhar com esse material deve ser orientada a manuseá-la de forma segura. Dentre os materiais oriundos de substâncias tóxicas encontram-se o cimento, a tinta, a cal, o thinner, dentre outras.

O cimento é um dos materiais mais usados na construção civil. Sendo assim, o profissional dessa área, deve conhecer todas as propriedades e a composição desse material. O estudo da composição e propriedade é visto nas específicas do curso de engenharia civil, mas o aluno já tem que ter visto este conteúdo nas aulas de química. A Química Básica pode ser chamada de matéria complementar. A matéria que dará embasamento para o estudo do conteúdo específico desta área.

Tendo o cimento como exemplo de uma substância química, sua composição contém os elementos como o calcário, a argila, o gesso, os materiais carbônicos e outros que irão diversificar os tipos finais desse produto. Nas aulas de química básica, cabe ao professor, incentivar o aluno através de pesquisa, buscar conhecer as características desses materiais. O curso de engenharia civil é um curso muito extenso, com conteúdo de várias áreas do conhecimento. Então, cabe ao professor mostrar ao aluno a necessidade de conhecer as matérias básicas de cada área das ciências vinculadas ao curso de engenharia civil. O aluno que tem um bom conhecimento de todos os conteúdos básicos ligado à área civil, terá um melhor aproveitamento nas aulas específicas do curso.

Dentre os materiais mais utilizados na construção civil, encontra-se o aço. É um material tão usado quanto o cimento. A união desses materiais resulta num produto final conhecido como concreto armado. O aço usado na construção civil é um dos elementos do processo de siderurgia com o minério de ferro. Produto este presente na tabela periódica. O aluno ante de assistir as aulas do conteúdo específico terá visto todas as propriedades de ligas de ferro na disciplina de química básica. O processo de obtenção do aço é feito nas usinas siderúrgicas.

Conclusão

No entanto, o estudo de química básica é necessário não somente para trabalhar na construção civil, mas também em outras áreas do conhecimento. A química básica nos permite conhecer não semente os produtos usados em obras, como também os utilizados em nosso cotidiano doméstico.

Márcia Gonçalves, graduada em Engenharia civil pela faculdade Metropolitana de Marabá-PA



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos