Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Estatística Descritiva do curso superior de Engenharia Civil

Home » Engenharia Civil

Estatística Descritiva do curso superior de Engenharia Civil é uma disciplina do curso superior de Engenharia Civil.



Estatística descritiva é uma disciplina do Curso de Engenharia Civil, muito útil no desenvolvimento das mais diversas áreas de atividade profissional do engenheiro, bem como no exercício de outras atividades seja de engenharia ou de formação diversa.

Normalmente é um tópico da disciplina de Estatística.

O que é a Estatística Descritiva?

De modo mais prático podemos afirmar que Estatística Descritiva é uma forma de dissertar sobre os números levantados ou encontrados em arranjos ou levantamentos estatísticos.

Ao invés de ficarmos tentando olhar para gráficos tentando inferir sobre aquelas tendências ali apresentadas, nós discutimos o que efetivamente aqueles dados representam na vida prática.

Ás vezes quando estamos estudando estatística, não conseguimos ligar toda a teoria à vida prática e muito menos entender a importância nas atividades profissionais, mas se olharmos com outros olhos, pode-se ver que problemas, seja na área técnica, ou na área de gestão de uma empresa, tem na estatística uma ferramenta extremamente útil para auxiliar e porque não dizer substanciar uma tomada de decisão.

Qual a importância?

Infelizmente, só vamos nos dar conta da real importância do estudo de estatística após a conclusão da disciplina. Isto provoca uma série de problemas durante a realização do curso, pois por não entendermos e notarmos a importância encaramos como mais uma disciplina a ser eliminada de nossa grade (e o mais rápido quanto for possível).

O Engenheiro é um profissional com um cabedal de informações absolutamente amplo, e pode atuar nas mais diversas áreas do conhecimento, existem empresas cuja a atividade principal não está diretamente ligada a Engenharia e que possui em seus quadros um número consideravelmente grande (proporcionalmente falando) de Engenheiros em seu quadro gerencial ou de analistas.

Os bancos e porque não dizer a bolsa de valores, costuma ter em seus quadros um número representativo de engenheiros em seus quadros, isto porque nós engenheiros somos treinados para solucionar problemas, durante o curso, o que vemos normalmente são problemas relacionados à engenharia civil, ou da especialidade que for, porém, justamente graças a este tipo de disciplina, é que desenvolvemos uma visão mais ampla, sobre o mundo, sobre os fatos enfim desenvolvemos uma visão muito mais holística do que qualquer outro profissional e diante disto podemos sentar em uma mesa de economistas e, desde que tenhamos os dados para analisar, poderemos discutir o assunto sem parecer que somos completamente leigos no assunto.

Para resumir, a importância de se estudar estatística ou outras matérias desta mesma raiz para o futuro engenheiro também está relacionada a empregabilidade do profissional .

Daniel Pyrrho Tambasco - Formando em Engenharia Civil pela Universidade de Ribeirão Preto (atualmente) - MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração FIA USP 2012 - Pós Graduado em Gestão Pública pela Universidade de Mogi das Cruzes 2009 - Graduado em Tecnologia de Construção Civil pela FATEC SP 2001 - [email protected] - perfil no Google+ e no Linkedin Daniel Pyrrho Tambasco



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.