Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Ciência da Computação: Administração



A disciplina de administração compõe a grade de quase todos os cursos superiores da área de informática, salvo em alguns casos onde o curso oferece uma formação mais específica, como alguns cursos superiores de redes de computadores, por exemplo. Com relação aos cursos de sistemas de informação, ciência de computação e engenharia de computação, como se tratam de cursos mais generalistas, em geral, todos possuem esta disciplina. Outras nomenclaturas possíveis para esta matéria podem ser: tópicos em administração, fundamentos de administração, etc...

O que é a matéria de administração?

A disciplina de administração procura definir o conceito de administração no contexto das organizações. Ela procura fornecer ao estudante subsídios para que ele compreenda o conceito de administração, o papel do administrador e o funcionamento das organizações.

O que se estuda nesta matéria?

Estuda-se o conceito da administração com base no conceito de sistema. Uma simples definição de sistema é: um conjunto de partes independentes que se relacionam entre si para alcançar um objetivo. A administração apresenta as organizações como um sistema, constituído de várias partes (marketing, financeiro, vendas, etc...).

Tendo este pano de fundo, a matéria apresenta uma descrição de cada parte da empresa, e mostra ao estudante como cada parte influencia na outra. Quando cursei esta matéria, o professor apresentou vários exemplos reais de situações ocorridas nas empresas, para que os alunos pudessem relacionar os conceitos com o contexto prático.

A disciplina também traça um panorama histórico mostrando que antigamente a figura do administrador não era dissociada da figura do dono da empresa. A partir de certo momento na história, o dono precisou contratar o serviço de alguém que detinha conhecimento para gerir a empresa.

Assim consolidou-se a figura do administrador profissional, ou seja, aquele que detém conhecimentos para gerir a empresa, mas não é o dono dela.

Além disso, a matéria de administração também mostra como a administração evoluiu ao longo dos anos e faz isso com base no trabalho de várias personalidades da área tais como o empresário Henry Ford, precursor do modelo de produção conhecido como “Fordismo”, o economista John Keynes, entre outros. Henry Ford foi o idealizador da linha de montagem, com a qual se iniciou a produção de produtos em massa. John Keynes foi precursor do “keynesianismo”, o qual defende a necessidade da intervenção do Estado na economia. Além disso, a disciplina explica também o modelo de produção elaborado pela Toyota, o “Toyotismo”, que trouxe conceitos importantes para a qualidade na produção.

Entre outros nomes sempre mencionados no estudo da disciplina, é importante citar o consultor Peter Drucker, que é considerado o pai da administração moderna. A matéria sempre reserva um espaço para discutir com os alunos estas teorias e modelos que contribuíram para o desenvolvimento da administração moderna.

Como são as aulas?

As aulas consistem em explicações dadas pelo professor, bem como a discussão de estudos de casos reais. Quando cursei a matéria, em uma das aulas, o professor apresentou um estudo de caso ocorrido na empresa Toyota sobre a queda na qualidade dos veículos. Os alunos foram convidados a discutir sobre possíveis soluções para o caso. Mesmo com uma carga teórica, a disciplina abre um precedente interessante, pois fomenta a participação da classe em estudos de casos ocorridos em companhias.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da disciplina de arquitetura de computadores?

Eu posso dizer que não encontrei dificuldades na compreensão da disciplina de administração.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Os professores cobram os conceitos da disciplina, tais como: o modelo de produção do fordismo, toyotismo, etc... São cobrados também análises de estudos de casos e também é preciso apresentar trabalhos. Precisei realizar um trabalho que consistia em escolher uma empresa e pesquisar a respeito dela: sua história, missão, visão, valores, participação no mercado, etc... Tudo isto precisou ser entregue por escrito e também apresentado para a classe.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Esta disciplina contribuiu para meu curso superior, porque um curso voltado para desenvolvimento de sistemas tem como foco o ambiente empresarial. É sabido que os alunos terão que estagiar em empresas, e os sistemas computacionais devem atender as funções da empresa, tais como: compras, faturamento, financeiro, etc...

Abraão George Halcsik



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos