Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Superior de Marketing: Matéria Mídia



Marketing e Mídias: união de lucratividade

A disciplina Mídias foi estudada no curso de jornalismo da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), entidade de nível superior privada no município de Feira de Santana, interior baiano. A matéria reuniu em uma só classe alunos de jornalismo e de publicidade e propaganda (PP), o que tornou o ambiente de aprendizado ainda mais diversificado.

Definições

A primeira aula começou por definir o que são mídias. De acordo com a professora da disciplina, Soraya Oliveira, foi fundamental iniciar o quinto semestre dos cursos com os conceitos, desde o simples até o mais complexo do significado de Mídias. Assim, seria mais fácil discorrer sobre as demais implicações do assunto.Foi citado que um dos conceitos mais utilizados de Mídias (meios de comunicação) é que são plataformas de comunicação, de diversas modalidades, que convergem para o objetivo de levar informações/conteúdo para seu público.

Sobre plataformas, entendem-se mídias como meios de comunicação com suporte na internet como o caso de sites e blogs; plataformas impressas como jornais, revistas, boletins, entre outros e as de suportes eletrônicos a exemplo de TV, cinema e rádio.

Também conhecidos como meios de comunicação de massa, pelo potencial em alcançar uma vasta quantidade de pessoas, foi explicado que a expressão estrangeira mass media é sinônimo do termo meios de comunicação de massa, sendo até mais recorrente essa versão inglesa do conceito que a portuguesa.

Mídia e marketing

Durante todo o semestre da disciplina Mídias, ficou compreendido que o Marketing não teria condição de alcançar seus grandes despenhos e evoluções sem as mídias. Impossível tornar conhecida uma determinada marca, produto e/ou serviço sem um espaço midiático para que isso aconteça.

Ao longo das aulas, entendi que o importante é saber identificar onde está o público em potencial para consumir aqueles determinados produtos, serviços ou marcas para depois decidir por quais mass media serão aplicadas as técnicas de marketing. O útil publicado no espaço fica inútil!

Casos

Ao longo do semestre, assimilei alguns cases de sucesso na relação marketing e mass mídia em Feira de Santana, mais precisamente. Um bem interessante explicado em uma das aulas foi o anúncio de um mercadinho situado em bairro periférico de Feira de Santana, publicando que o frango estava em promoção e teve seu preço reduzido em 50%. Na mesma manhã de exibição de citado programa de rádio, logo após o anúncio, todo o estoque do frango havia esgotado.

A professora então explicou que o sucesso dessa propaganda estava em perceber o mass media eletrônico rádio como o meio de comunicação de maior audiência naquela comunidade periférica. Atualmente, as mídias sociais como Faecbook, Instagram, SnapChat, entre outros, têm tido um papel fundamental e auxiliar o marketing na sua busca de elevar uma empresa economicamente, pois, sem dúvidas, a internet é responsável por uma fatia esmagadora de público – de todas a idades, raças e gêneros. O segredo é ter percepção de onde está o consumidor.

Outro case utilizado em aula foi de uma loja de roupas masculinas, que contratou agência de publicidade para fazer propaganda promocional. O meio de comunicação escolhido para o comercial foi TV. A percepção do sucesso estava em analisar que os potenciais compradores da loja estavam assistindo partidas de futebol pelo campeonato brasileiro. A loja fez um grande sucesso em vendas com a propaganda, pois, os homens estavam de frente para a mídia TV, viram o comercial e se agradaram do ótimo preço da loja apresentado.

Durante toda a disciplina foi feito um link entre mídias relacionadas ao jornalismo e à publicidade, ação que acrescentou conhecimento aos alunos de ambos os cursos, no entanto,mesmo sendo estudante de jornalismo, estava no conteúdo para publicidade o que havia de mais interessante.Porque no jornalismo era compreender a linguagem pertinente a cada meio de comunicação para se noticiar, mas na publicidade, as nuances eram mais interessantes de ser estudada.

Considerações

O conteúdo aprendido nessa matéria, que teve carga horária de 48h semestrais, foi que mídias representam em suma a interação entre o conteúdo e o público. No marketing, elas são as ferramentas essenciais para a promoção de um produto/serviço/marca, pois é vitrine onde tudo é apresentado aos clientes já fidelizados e a ser conquistados.

Michelle de Oliveira, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com pós-graduação em Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.



 

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