Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Pedagogia: Metodologia do Trabalho Acadêmico



Esta disciplina pode ser conhecida também com metodologia do trabalho científico, vi em ela no período de meu curso de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Instituto Dom José de Educação, situada em Fortaleza, Estado do Ceará, com sede no município de Acaraú também no Estado do Ceará. A Disciplina possui uma carga horária de sessenta horas. É uma disciplina que te prepara para trabalho de conclusão de curso ou a monografia depende do que a universidade solicitar no final do curso.

Metodologia do trabalho científico

É o estudo dos métodos para processo de trabalho de pesquisa, tipos de pesquisa, técnicas e conclusão de trabalho científico. Você vê como se faz o passo a passo da elaboração do trabalho, a forma com se faz uma pesquisa e como se trabalhar em cima dela em busca de um trabalho de qualidade.

É possível aprender a elaborar fichamentos e sobre a importância deles na elaboração do trabalho, pois fazendo fichamentos você terá uma base teórica e conteúdo para colocar no trabalho, é preciso ler muitos textos relacionado com o assunto e colocar em fichas as partes mais importantes do texto a qual você acha que poderá utilizar no seu trabalho, além do conteúdo é importante que nestas fichas seja colocada a bibliografia do material utilizado para coleta e a página onde você encontrou aquele paragrafo, isso é muito bom pois caso depois você sinta a necessidade de rever aquele assunto saberá onde encontra-lo.

Nesta disciplina você é orientado também para as partes do texto como a introdução; desenvolvimento; justificativa e conclusão, o professor te ensina como fazer cada uma destas partes e os macetes para que você faça de modo correto. Foi nesta disciplina que conheci as normas da ABNT, muito necessária a formação do seu trabalho.

Conteúdo programático

Vimos os procedimentos metodológicos, através de fichamentos, resumos e resenhas, e o método científico, conceito e historia, abordagem, procedimentos e técnicas, conceito e etapas do trabalho, tipos de pesquisa, normas da ABNT para o processo do trabalho, e os tipos de trabalho acadêmicos.

Metodologia da disciplina

Estudamos esta disciplina fazendo aulas expositivas de textos que tivemos que elaborar através de pesquisas na internet, em livros, jornais e revistas, e a discussão dos mesmos em sala com a turma. Realizamos esquemas para a realização da pesquisa até a conclusão do trabalho final, uma espécie de roteiro que serve como organização e melhor condução do trabalho, fichamentos, resumos e resenhas de textos científicos, debates, avaliações individuais de forma parcial e em grupo.

Avaliação

Fomos avaliados pelo professor pela pontualidade das aulas, participação nas discussões e nos trabalhos, apresentação de seminários e avaliação individual. A nota é dividida em três etapas denominadas de N1, N2, e N3, no final somam-se as três e tira-se a média. Normalmente a N1 é a avaliação através da presença do aluno em sala e sua participação durante a aula, a N2 é a avaliação do seminário, e do desempenho dos trabalhos paralelos realizados em sala, já a N3 é a avaliação final. O professor cobra que o aluno tenha realmente entendido os passos para a elaboração do trabalho científico e da pesquisa.

Bibliografia utilizada pelo professor

Estudamos a disciplina pelo livro Metodologia do trabalho Científico. Quarta edição, da editora atlas, de autoria de Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi.

Opinião sobre a disciplina

É uma ótima disciplina, que te orienta como deve ser feito um trabalho científico, e os métodos de pesquisa. Aprendi muita coisa que me ajudou muito para o meu trabalho de conclusão de curso.

A única dificuldade que achei é que em minha opinião o professor não soube levar a disciplina de forma que fossem mais compreensíveis pra turma, todos até hoje ainda reclama, pois “apanhamos” bastante para tentar entender o passo a passo da disciplina, pois só no final ele trouxe um excelente modelo que não deu tempo nem vermos todo por completo, foi uma pena, mas apesar disso aprendi bastante, pois pesquisei muito sobre o tema.

Confesso que o livro utilizado na disciplina também não ajudou, achei péssimo e de difícil compreensão. O objetivo desta disciplina é somente te preparar para o trabalho de conclusão do curso, e te orientar para a confecção de trabalhos científicos. Aprendi também a fazer fichamentos e artigos.

Francisca Cleide Lima Freitas



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos