Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Engenharia Elétrica: Metodologia do Trabalho Acadêmico



Esta é uma disciplina importantíssima em nosso currículo, por isso está presente em praticamente todos os cursos de engenharia. Por isso ela é ministrada logo no primeiro período em nosso curso, e também é obrigatória. Ela basicamente nos ensina sobre como estruturar nossos trabalhos de modo a seguir o padrão nacional e em alguns casos até o internacional, e assim manter um nível satisfatório de publicações.

O que é a disciplina?

Como já dito na introdução ela nos ensina sobre os padrões textuais do meio acadêmico, e isto é importantíssimo para manter nossos textos passíveis de serem compartilhados com outras instituições, até mesmo as internacionais, caso tenhamos conhecimento de inglês. Desse modo nós aprendemos sobre o padrão ABNT e sobre os tipos de textos mais comuns no meio acadêmico e como produzi-los.

Assim suas aulas e avaliações são todas teóricas, onde primeiramente nós aprendemos como produzir determinado tipo de texto e depois nós produzimos outro texto, sobre algum assunto relacionado à engenharia elétrica, seguindo o padrão aprendido na aula. Geralmente a avaliação final é algum seminário sobre um tema relevante e atual da engenharia elétrica para que possamos treinar nossa capacidade de apresentar nossas ideias em público, coisa que fazemos pouco durante a maioria das disciplinas, mas que é importantíssima para o mercado de trabalho.

Quais as dificuldades?

As dificuldades foram poucas, já que a matéria é bem simples, o que geralmente dava mais trabalho era produzir textos com nossas próprias palavras seguindo um modelo específico, como um artigo científico por exemplo. Isso porque a grande maioria de nós nunca tinha lido um artigo científico antes, muito menos tentado produzir um.

Outro ponto um pouco que trouxe um pouco de apreensão entre nós foi a apresentação dos seminários, já que infelizmente muitos de nós fazem parte do estereótipo do aluno de exatas com dificuldade em falar em público, mas foi um importante contato inicial com esse tipo de apresentação.

Quais as aplicações?

As aplicações são em todo nosso curso, pois aprendemos como criar conteúdo relevante em nossas áreas em textos padronizados que podem ser compartilhados na comunidade cientifica. Além disso, para aqueles que querem seguir na área da pesquisa acadêmica, esta matéria traz um primeiro contato com os tipos de artigos que um dia irão produzir.

Além disso outro tipo de texto que aprendemos foi o resumo, que foi muito útil para muitos de nós usarmos durante o estudo de matérias mais complexas e com uma carga de conteúdo muito grande, como por exemplo maquinas elétricas.

Outra aplicação é em relação ao nosso primeiro seminário na faculdade, o que nos mostrou como é importante falar em público, já que no futuro iremos precisar desta habilidade, seja para aqueles que serão pesquisadores, já que terão que apresentar seus trabalhos em congressos e afins, ou para aqueles que irão para o mercado de trabalho, onde também terão que apresentar seus projetos a investidores.

Conclusão

Sendo assim, nota-se a grande importância desta disciplina, pois a mesma é útil para todos os perfis de alunos da engenharia elétrica. Além disso é também muito esclarecedor que a mesma seja ministrada logo no primeiro período, pois nós já iniciamos as outras disciplinas com este importante conhecimento.

Stefani Silva dos Santos, aluna da UFOP



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos