Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Superior de Administração: Homem e Sociedade



Vi essa matéria em uma disciplina que fiz chamada Humanidades e Ciências Sociais, do curso de Engenharia Aeronáutica vinculado ao curso de Engenharia de Produção e oferecido pela Escola de Arquitetura. É uma disciplina optativa, semestral, com carga horária de 30 horas e de 2 créditos.

O que é?

Homem e Sociedade visto pela disciplina de Humanidades e Ciências Sociais é uma disciplina que aproxima o aluno com abordagens vista a partir das artes, da filosofia e das ciências sociais. Ela abrange grande parte da Filosofia, História, Cultura e Tecnologia nas sociedades modernas.

O que se estuda nesta matéria?

Essa matéria tem como base e como matéria-prima a história. Ela fala um pouco sobre o seguinte:

A Herança Clássica: Qual foi, ao final o grande legado dos filósofos gregos?

Sobre as rotas do Comércio Ocidente-Oriente da Antiguidade à Idade Média (7 milênios). Sobre a Rota da Seda (5000 a. C). Império Romano do Oriente onde foi a primeira grande obra de engenharia do mundo.

Sobre a Medicina e a filosofia do Islã onde muito dos estudiosos da filosofia clássica eram médicos também.

Na China Antiga onde teve diversas descobertas e invenções como:

  • Descoberta do princípio do magnetismo que levaria à invenção da bússola na Idade Média – 2000 a.C.
  • Invenção do papel de fibra vegetal
  • Invenção da Pólvora por alquimistas chineses provavelmente por volta do século IX d.C.
  • Invenção dos primeiros foguetes – Rojão à pólvora – século X d. C.
  • Invenção dos primeiros Canhões por volta de 1126.
  • Desenvolvimento da tipografia para impressão em papel de fibra vegetal
  • Invenção da bússola
  • Aperfeiçoamento do Astrolábio para cálculo de navegação em alto-mar (concebido inicialmente por Hipátia de Alexandria)
  • Invenção do conceito de manivela – introduzida na Europa nos séculos IX – XII.

Depois aprende-se sobre a estrutura pedagógica medieval, em que os alunos estudavam os textos clássicos em dois grandes ciclos de aprendizado – primeiro o trivium e depois o quadrivium.

No trivium eles aprendiam gramática, lógica e retórica enquanto no quadrivium eles aprendiam aritmética, música, geometria e astronomia.

Também estudava-se o Direito Germânico, Canônico e o Romano ( incluindo o Código de Justiniano ), a Medicina Árabe e Judia, Teologia e as Artes ( Técnicas ), como a construção.

Dentre os principais nomes do pensamento medieval no ocidente estão: Santo Agostinho de Hipona (354-430 d. C. ) estudioso dos pensamentos grego, principalmente do Platonismo. Dedicou-se às questões da Ética (noção de Bem), vontade humana e livre-arbítrio. E em seguida vêm São Tomás de Aquino (1227 – 1274), Roger Bacon (1214 – 1294), Guilherme de Ockham ( 1285 – 1350 ) e Santo Alberto Magno que talvez tenha sido o primeiro dos economistas, ao explicar o mecanismo dos preços em que “os bens valem segundo a estimativa do mercado na hora da venda” – cinco séculos antes de Adam Smith. Onde se encerra a idade média e inicia a renascença. Na renascença surgem obras como Pietà de Michelangelo, Cristo e São Tomé de Andrea del Verrocchio, Moisés de Michelangelo, Basílica de São Pedro, Donato Bramante e a Cúpula de Santa Maria dei Fiori em Florença que resistiu a centenas de terremotos desde sua construção. No ano de 1561 surge Francis Bacon, autor de Novum Organum (1620). Para alguns tinha uma fé ingênua na ciência como instrumento para prover, no futuro, felicidade para todos os homens. De fato, para Bacon, a missão do pensamento humano deveria investigar a Natureza através de experiências, pois o “ Homem comanda a Natureza obedecendo às leis desta e delas se servindo para seus próprios fins”.

Como são as aulas?

As aulas são expositivas com seminários de leitura de textos. É apresentado um quadro histórico das ideias de cada período mostrando as mudanças tecnológicas servindo nas transformações sociais e as transformações sociais servindo nas mudanças tecnológicas.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo do homem e sociedade?

Achei uma disciplina muito agradável e quase não encontrei dificuldades.

O que os professores da faculdade mais cobram?

A leitura de textos e apresentação de seminários.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Essa disciplina contribuiu muito para o meu curso superior pois aproxima de vários modos do conhecimento das ciências exatas.

Júlia Guimarães Ubiali, e-mail: [email protected]



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos