Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Veterinária: Educação em Saúde

Home » Medicina Veterinária

Faculdade de Veterinária: Educação em Saúde é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.



Hoje já é possível, mesmo em Medicina Veterinária, aprender mais dessa disciplina tão importante que é a Educação em Saúde. O veterinário é um propagador de ideias, um exemplo para a sua comunidade. Ser um educador já faz parte da nossa profissão, pois nos cabe sempre ensinar e estimular o conhecimento para garantir a saúde dos animais e dos seres humanos.

Infelizmente ela não é uma disciplina eletiva (obrigatória) e sim uma optativa. Ou seja, durante o curso, dependendo da faculdade, nós podemos escolher entre duas ou três disciplinas não obrigatórias. E, dentro um leque variado de disciplinas, também já é possível cursar Educação em Saúde em Medicina Veterinária.

Conceito

Ao longo da história da Saúde e da Educação em saúde foram propostos muitos conceitos e significados. Mas o que é importante saber é que, como estamos falando de duas áreas multifacetadas como “educação” e “saúde”, existem infinitas possibilidades de compreensão e aplicação.

Segundo o Ministério de Saúde, e transferindo esse conceito para a medicina veterinária, a educação em saúde é o processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população, contribuindo para ampliar a autonomia das pessoas no cuidado de seus animais e no debate com os profissionais a fim de alcançar melhorias na posse responsável e bem-estar animal. Mas também com o objetivo de expandir o conhecimento e as práticas relacionadas para promover a saúde pública.

Tópicos estudados na disciplina

O objetivo do curso é que os alunos possam compreender a importância dos significados de ‘educação’ e ‘saúde’ para a elaboração e realização de projetos educacionais. Devem considerar fatores determinantes de saúde como o meio ambiente e os aspectos socioculturais, políticos, econômicos e psicológicos da comunidade, para melhor estruturação dos projetos de educação para a promoção da saúde e dos comportamentos que resultam em saúde ou na ausência dela. Investir em mudanças individuais de comportamento e manter sempre uma atitude reflexiva e crítica com relação à sua própria prática enquanto educador em saúde.

Durante o curso são abordados tópicos como: Educação em saúde no Brasil (conceitos básicos, contexto histórico, base legal e análise crítica); fundamentos de pedagogia em educação em saúde; comunicação em saúde, planejamento de ações educativas; avaliação de ações e materiais educativos; elaboração de materiais educativos; a promoção da saúde no contexto histórico da saúde pública brasileira.

Metodologia de ensino

As aulas são em geral teóricas, com muito apoio didático de multimídia, textos, pesquisas e discussões. Em geral os professores costumam estimular as nossas ideias e a forma como propagaríamos a Educação em saúde. Podem haver projetos, como a geração de campanhas, inclusive com atividades práticas.

Dificuldades no estudo

Não vejo nenhuma dificuldade. A não ser o fato de não ser uma disciplina obrigatória. Pois, pelo contrário, é muito prazeroso saber que você pode ser um propagador de ideias que vão fazer alguma diferença. Educar é isso e na área da saúde por gerar coisas muito boas.

O que os professores costuma cobrar

O conteúdo não tem nada que precise de memorização ou cálculo, é uma disciplina de muita leitura e compreensão. Então as provas costumam ser dissertativas e envolvem respostas discursivas em questões como: o que você entende por ou o que você faria.

O conteúdo também pode ser cobrado na forma de redações ou trabalhos individuais ou em grupo.

Conclusão

Como geradores de informação nós médicos veterinários devemos sempre agir de forma a garantir, melhorar, proporcionar saúde e bem estar aos animais e aos seus donos. Também pode agir nas causas sociais, inclusive previsto no código de ética profissional (Resolução CFMV nº 1138 de dezembro de 2016, que aprova o Código de Ética do Médico Veterinário).

Por isso, conhecimento em Educação em Saúde é fundamental para que possamos promover campanhas e programas que possibilitem a comunidade entender e participar de atividades, como: Adote um cão de rua, vacine seu animal, não aos maus tratos, entre outras. Projetos educativos que visam garantir a segurança e a saúde de todos nós.

Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.