Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Matemática: Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio



A disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio é uma disciplina do curso de ciências exatas, do núcleo geral, ou seja de qualquer habilitação em que se aprende sobre a estrutura e o funcionamento do ensino básico. É uma disciplina obrigatória, e semestral, de 4 créditos.

O que é a disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio?

A disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio tem como intuito estudar sobre o modo como funciona a educação, mais especificamente a educação básica, que se divide em educação infantil, ensino fundamental e o ensino médio. E há também a Educação Superior. Essa classificação ocorre de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96).

O que se estuda na disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio?

Nessa disciplina se estuda em sua primeira etapa sobre a educação infantil com as características relacionadas à ela, de desenvolvimento do aluno integralmente em todos os seus aspectos. A educação infantil seria oferecida aos seus alunos em escolas de zero a cinco anos ou creches. A criança acaba por ser avaliada através de seu desenvolvimento. Esse tipo de educação seria principalmente de obrigatoriedade municipal e oferecido em escolas particulares.

A educação básica no ensino fundamental teria como fundamento o desenvolvimento do educando e dar a segurança de uma formação comum essencial. Ela será organizada em séries ou ciclos de formação ou outros critérios.

E o ensino médio é a etapa final do ensino básico, com uma duração de três anos. Ela consolida os conteúdos adquiridos no ensino fundamental, aprofunda e prossegue seus estudos preparando o indivíduo para o trabalho

O ensino médio e o ensino fundamental são de responsabilidade do estado.

As aulas são de duas horas, das 19 horas às 20 horas e 40 minutos ou das 21 horas às 21 horas e 40 minutos, em algum dia da semana que pode ser integralmente concedido à ela no seu dia de aula.

Desafios

Nos problemas enfrentados no ensino com o estudo de sua estrutura e de seu funcionamento, pois é uma tarefa árdua a do ensino que requer muitos cuidados e que podem ocorrer diversas dificuldades decorrentes do ensino na educação básica.

A professora da disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio cobra dentre outras coisas para que sejam feitos diversas resenhas de artigos de alguns autores da área da educação e também alguns seminários de textos de autores na área da educação.

Qual a contribuição da disciplina?

Essa disciplina foi muitíssimo importante para o meu curso superior, tendo uma contribuição de elevada relevância em diversas partes da minha formação como um dos subsídios primordiais para o estudo do ensino e como parte do currículo em sua forma pedagógica, assim como o ensino da didática em que o aluno também vai adquirir as técnicas do ensino essa disciplina mostrou toda a estrutura e funcionamento da educação básica à partir das Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mostrando através dela todas as etapas do processo de ensino do indivíduo que passa desde a fase infantil até o momento de sua maturidade em preparação para o mercado de trabalho. Por isso é uma disciplina muito importante no currículo de licenciatura.

O curso em si

É um curso que possui um núcleo geral, incluindo disciplinas das diversas áreas das ciências e depois é dividido em 3 habilitações: de matemática, de física e de química, sendo possível lecionar na área da habilitação escolhida e na área de ciências para o ensino fundamental.

Sobre a USP

É uma faculdade muito boa, com boa infraestrutura, possui salas de computação, laboratórios, restaurante universitários, lanchonetes, vários blocos, estacionamento, áreas arborizadas, estrutura de segurança com câmeras, serviço médico e odontológico, áreas de lazer e de área de esportes, salas de aulas equipadas.

Júlia Guimarães Ubiali, estudante de Licenciatura em Ciências Exatas - USP São Carlos.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos