Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Metrologia Industrial. Faculdade de Engenharia de Produção



Dentre muitas atividades que um engenheiro de produção executa, entre elas está a metrologia industrial, a palavra metrologia vem do grego que significa metro (peso), logia (ciência), por dedução metrologia é a ciência do peso e medida, e a metrologia industrial é exatamente isso é a exatidão do processo produtivo, e como se ter essa exatidão, com a calibragem das maquinas e o testando essas calibragens, assim as empresas não terão perdas desnecessárias e a qualidade de seus produtos estará de acordo com as normas exigidas.

O que é metrologia

Definição da Wikipedia “ O termo metrologia vem do grego metron que significa medida, e logos que significa ciência. Segundo a definição que consta no VIM 2012, metrologia é a ciência das medições e suas aplicações. A metrologia engloba todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação”.

A metrologia se divide em três campos, metrologia cientifica, metrologia industrial e metrologia legal. O foco da Engenharia de produção é a metrologia Industrial.

A aulas o que aprendemos

No início das aulas do curso de Engenharia de Produção eu não tinha ideia de como a esta área se expandia, de quanto o engenheiro de produção era responsável por diversas áreas.

Quando comecei a ter aulas de metrologia industrial, logo nas primeiras aulas percebi a necessidade de entender essa parte da engenharia de produção, seria fácil dizer que metrologia industrial é simplesmente preparar o equipamento para fazer a quantidade certa e não ter desperdício. Porem a metrologia industrial é bem mais complexa que isso.

A metrologia Industrial tem suas regras, primeiro aprendemos que existe o selo ISO ((International Standardizing Organization) de qualidade, esse sistema foi criado em 1947 em Genebra e é uma entidade com fins de padronização e normatização para certificar a qualidade dos produtos e da empresa. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

E este selo de qualidade tem normas que devem ser seguidas tais como, ABNT NBR ISO 9000 - Sistema de Gestão da Qualidade esta norma especifica os termos utilizados no sistema; ABNT NBR ISO 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade está explica os requisitos para obter a certificação; ABNT NBR ISO 9004 - Gestão para o Sucesso Sustentado de uma Organização é um documento com instruções para implantar o Sistema de Gestão da Qualidade.

Além dessas normas, a metrologia industrial dentro das empresas propriamente dita tem que levar em conta, a escolha e a analise doa instrumentos de medição, a calibragem, os métodos de medição, enfim é uma serie atitudes para a perfeita metrologia dos produtos produzidos.

Aulas teóricas e laboratoriais

Tive trinta horas aulas desta matéria, em minha opinião poderia ter sido bem mais, pois são tantas coisas para se aprender e é envolvente, eram aulas práticas e teóricas, o professor nos apresentou os equipamentos usados para fazer as medições, as contas que tínhamos que fazer para chegar a um nível tolerante de desperdício. As aulas foram instrutivas.

As dificuldades

As dificuldades que eu tive foi entender as normas ISO, pois até então eu ouvia falar, mas sinceramente não fazia ideia do que se tratava, e as normas são extensas. E entender que a metrologia industrial tem que cumprir essas normas, pois até então eu não sabia nem o que era metrologia industrial muito menos o que era ISO, mas hoje sei que essas dificuldades realmente foi coisas de iniciantes.

Conclusão

Todo processo que envolve economia nas empresas é bem aceito, e a metrologia industrial com outras áreas vem de encontro com este objetivo, a economia na linha de produção de uma indústria, de que forma? Para simplificar evitando desperdício de matéria prima na linha de produção.

Diego Hipolito Engenharia de Produção Uninove - 2013



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos