Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Ensino a distância gratuito e web ensino



O que é ensino a distância?

De uma maneira mais ampla ele pode ser definido como qualquer método ou estratégia de ensino que contrapõe o modelo presencial onde aluno e professores precisam se reunir presencialmente para que o primeiro promova meios de aprendizado e o segundo absorva o ensino proposto.

Mas de maneira mais específica, podemos considerar o atual modelo de educação a distância usado no Brasil e em diversas partes do mundo que usa as tecnologias atuais, como a internet, videoconferência e outros para oferecer cursos e formações a pessoas em qualquer parte do país. Este modelo está mais consolidado na educação superior.

Existe educação a distância gratuita?

Faculdade a distância

Sim. Podemos considerar hoje pelo menos três formas de acesso ao ensino a distância gratuito:

  • Conteúdos na internet. A internet pode ser considerada uma grande biblioteca ou uma grande sala de aula. São sites de conteúdo, enciclopédias, dicionários, blogs, aplicativos educacionais, entre outros. Conteúdos gratuitos e disponíveis 24 horas para quem quiser estudar.
  • Cursos livres na internet. Cursos livres são aqueles que não precisam de regulamentação ou autorização de um órgão superior para funcionar, no caso do Brasil, o Ministério da Educação. São cursos de idiomas, informática, empreendedorismo, finanças pessoais, entre tantos outros. Há inúmeros cursos como esses gratuitos in internet e eles formam uma verdadeira revolução no web ensino ou a distância. Boa parte deles são gratuitos.
  • Educação superior ou faculdade e a distância. Os cursos superiores a distância tornaram-se muito populares no país e apesar de que no início a maioria eram pagos, hoje é possível fazer faculdade a distância e gratuita.

O web ensino funciona?

Funciona e muito. Fazer um curso ou mesmo estudar pela internet ou pela web pode trazer muitos benefícios, como financeiro e de comodidade, sem contar que pode ser mais proveitoso do que muitos métodos presenciais.

Em um país continental como o Brasil e com alto déficit educacional, o ensino a distância ou pela internet se tornou uma arma importante para as instituições educacionais e governos para levar formação a um maior número de pessoas em várias partes do país.

Me dê alguns exemplos?

  • A Wikipédia é um ótimo local para estudar e aprender sobre qualquer assunto.
  • O Google Maps e o Street view (integrado ao Google maps) é uma excelente ferramenta para aprender sobre geografia, turismo, história e muitas outras coisas.
  • O Duolingo é uma das melhores ferramentas para aprender inglês e outros idiomas.
  • Os cursos do Sebrae, além de gratuitos, são ótimos para pequenos empresários, empreendedores, estudantes e profissionais de negócios.
  • Entre outros.

Onde encontrar faculdade a distância e gratuita?

Eu citaria dois bons exemplos. O primeiro é a chamada Univesp ou Universidade Virtual do Estado de São Paulo, formado pela USP, UNESP, UNICAMP, Fatec e Centro Paula Souza. São cursos superior e gratuitos nessas instituições. Saiba mais aqui: https://univesp.br

Os cursos da Univesp são em sua maioria destinado a formação de professores, mas há outras opções também. É uma ótima opção, não só pelo fato de ser gratuito, mas também por ter o respaldo das grandes universidades públicas do estado de São Paulo.

O segundo exemplo são as instituições participantes da UAB – Universidade Aberta do Brasil, que reúne as principais universidades e outras instituições federais para ensino superior a distância e gratuito. São cursos superiores em instituições como a UFMG, UFPR, UFRJ, UFSCAR, UNB, entre outras de renome nacional. Conheça aqui: https://www.capes.gov.br/uab



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos