Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Geografia: Gestão Ambiental e Sustentabilidade



Gestão ambiental e sustentabilidade são dois assuntos mais importantes e discutidos na era globalizada. Sabemos que o desenvolvimento econômico, o aumento acelerado de indústrias contribuem cada vez mais para o fim do meio natural. A busca por matéria-prima acelera o desmatamento, causando catástrofes e extinção de animais em todo o mundo.

Conceito

Gestão ambiental e sustentabilidade é o uso consciente dos recursos naturais respeitando e preservando com leis e técnicas adequadas para o surgimento das mesmas espécies retiradas pelo homem, buscando assim preservar o meio ambiente.

O que se estuda

Nessa matéria estuda-se de maneira teórica, por meios de trabalhos acadêmicos e por meio de Seminários a relação entre o homem e meio ambiente analisando e debatendo os tópicos: Efeitos da ação antrópica no Meio Ambiente, Poluição Ambiental, Uso dos Recursos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável .Abordamos também cada contexto histórico em que o homem evoluiu e desenvolveu técnicas que possibilitou ainda mais o uso de matéria-prima até chegar no século XXI.

A importância e conhecimento do Assunto

A importância do estudo sobre gestão ambiental e sustentabilidade é a conscientização sobre a preservação ambiental, o que o homem faz para acelerar a insustentabilidade e o que ele pode fazer para produzir e consumir sem esgotar os recursos naturais.

O conhecimento sobre o assunto é essencial para o ensino de outras pessoas e para uma prática consciente de consumismo.

Dificuldades encontradas no curso

A dificuldade do estudo sobre sustentabilidade é a falta de apoio governamental nas faculdades para a realização de projetos que poderiam por em pratica ações desenvolvidas por estudantes capazes de transformar situações em determinados contextos.

Contribuição do curso

O estudo da matéria no curso de geografia possibilita ampliar o conhecimento sobre vários assuntos na atualidade que, como por exemplo, o encontro do G20 para discutirem sobre ações que contribuem para a diminuição da poluição dos países mais ricos. A abordagem dos temas em salas de aula é essencial para a formação de pessoas mais conscientes críticas.

O curso de geografia nos faz entender a evolução e as transformações naturais da terra, bem como a atuação e o papel do homem em cada tempo. As matérias estudadas no curso nos mostram como o estudo geográfico passou a se preocupar com as pessoas no âmbito politico, social e econômico, são nessas esferas que estão o processo de desenvolvimento e consumismo e também são nelas que estão as possibilidades de sustentabilidade do meio ambiente.

Conclusão

Estudar geografia não é apenas conhecer os aspectos físicos da terra, é analisar e entender sua transformação que vem ocorrendo há varias décadas com a evolução econômica da humanidade.

Na história a geografia esteve presente nos momentos em que o homem desenvolveu suas habilidades e passou cada vez mais a explorar as matérias primas do meio ambiente.

Em todo processo de evolução humana a geografia evoluiu junto e evolução passou a questionar, investigar, analisar a ação do homem e seu comportamento e suas contribuições que afetam a terra de forma positiva e negativa.

Iraci Cunha Ferreira Costa,graduada em Normal superior pela Universidade Antônio Carlos- UNIPAC,em pedagogia pela Faculdade AD1de Taguatinga, Distrito Federal.Graduada em História pela Faculdade de Nanuque-FANAN, Pós graduada em biblioteconomia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante-FAVENI,Cursando pós graduação em Educação Especial e Inclusiva pela FAVENI,Cursando geografia pela FATESF (Faculdade São Francisco).



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos