Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Psicologia – História da Psicologia



Nobres psicólogos, com prazer eu vos saúdo e vos apresento mais um artigo. Nessa ocasião comento sobre a disciplina de história da psicologia.

O que é a história ou um processo histórico?

A história pode ser entendida como um relato temporal do desenvolvimento de algum processo ou movimento seja ele social, político, demográfico, esportivo ou de qualquer outra natureza.

O que se estuda nessa disciplina?

Essa disciplina busca te contar como foi o processo histórico que originou e desenvolveu a ciência da psicologia. Não há datas específicas que cristalizem cada etapa, mas há muitos elementos conhecidos que as fazem criar unidade de sentidos. Os primórdios foram na Grécia antiga com Sófocles, Platão e Aristóteles, que não necessariamente foram contemporâneos, mas contribuíram cada um a seu modo com suas divagações obre a alma humana.

Depois alguns recortes sobre o alemão Willelm Wundt, o qual era um médico de outra área da saúde e que fundou o primeiro laboratório legitimamente voltado para pesquisas em psicologia, nem um pouco ortodoxas para a época e tampouco éticas, no ponto de vista dos direitos humanos. Contudo, a disciplina revela mais adiante que os órgãos internacionais posteriormente determinaram diretrizes para pesquisas científicas com os seres humanos.

Como são as aulas?

Há muitas leituras sobre diferentes correntes teóricas que surgiram de movimentos revolucionários dentro do estudo da alma e do comportamento humano. Isso por vezes pode dificultar a dinâmica do andamento da disciplina.

Quais as dificuldades que eu encontrei no estudo desta disciplina?

Gostei bastante dessa disciplina e o que talvez tenha dificultado um pouco tenha sido justamente a imensa quantidade de leitura. Mas considerando a bagagem cultural que me foi acrescentada com ela, penso que valeu apena cada segundo investido nessa tarefa.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Dessa disciplina é necessário levar boas memórias sobre as etapas no processo de desenvolvimento histórico da psicologia e como se estruturaram as diferentes correntes de pensamento teórico bem como as linhas terapêuticas que dali surgiram.

Qual a contribuição desta disciplina para o meu curso superior?

Ela contribuiu para a compreensão de certos pensamentos em determinadas linhas que se veio a estudar depois. Seus conteúdos apareceram novamente em diversos momentos da graduação, fixando o que eu vi naquela etapa e abrindo caminho para novas compreensões em outras etapas.

Como foi a minha graduação em Psicologia?

Foi uma espécie de processo de escolha profissional e amadurecimento pessoal ao mesmo tempo a partir daquela que era, em princípio, a minha segunda opção de graduação. Gosto muito da psicologia, mas na época em que eu tinha que tomar essa decisão eu estava preferindo escolher uma graduação em música.

Sofri bastante por não me sentir apoiado por meus pais na minha preferência e ter que optar pela segunda opção. Mesmo assim penso que eu aproveitei muito bem minha graduação e hoje em dia, a música e muitas outras formas de arte são possíveis na minha vida para me desenvolver pessoalmente e até mesmo ampliar o repertório de soluções que eu posso oferecer como psicólogo aos meus clientes.

Contudo, uma das principais manobras que me ajudaram a encontrar o equilíbrio da minha identidade pessoal foi quando neste ano de 2017. Há poucos dias decidi fazer uma mudança no modo como eu me enxergo pessoal e profissionalmente, agora eu não sou mais um psicólogo que se envolve com comunicação, artes e xadrez, passei a me ver como um artista, um ser criativo que também é psicólogo, comunicador e enxadrista.

Uma alteração sutil, mas que trouxe toda uma diferença pra minha vida, pois agora eu posso ser o que eu me permito ser a qualquer tempo. Espero ter te auxiliado a encontrar bons caminhos para a tua jornada do saber.

Gratidão.

Alexandre Herzog, psicólogo CRP 07/21518, graduado em psicologia pela FACCAT RS.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos