Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Ciências Contábeis: Contabilidade Avançada



Como já foi exposto algumas vezes a contabilidade de várias vertentes, e entre essas vertentes está a contabilidade avançada, essa vertente da contabilidade é uma das mais recentes e no atual patamar que está a área contábil, posso dizer que é de suma importância.

Aulas de contabilidade avançada

Esta matéria nos foi dada no último ano de ciências contábeis, quando nos foi apresentada a matéria logo pensei, legal teremos muitos exercícios, até aquele momento estávamos um pouco cansados de tantas aulas teóricas, e já estávamos fazendo nossos trabalhos de conclusão de curso.

Bom, me enganei as aulas de contabilidade avançada eram teóricas em sua maioria tínhamos alguns exercícios práticos, mas como disse, a maioria das aulas eram teóricas, até aquele momento do curso eu sabia que precisávamos das aulas teóricas, mas a minha dificuldade em entender como uma matéria igual a contabilidade avançada tinha tanta teórica, eu particularmente não entendia mesmo, e foi difícil pra mim, e quando chegava as aulas práticas eu não conseguia fazer os exercícios, tive medo demais de levar “bomba” pois na primeira prova já levei nota baixa.

As aulas eram a respeito das normas, das aplicações corretas dessas normas contábeis internacionais, eram aulas que nos ensinava a como fazer corretamente uma DRE (demonstração do resultado do exercício) por exemplo; pois para tudo tem que se ter um padrão, e este padrão tem suas regras pré-estabelecidas e isso eu não entendia, pois eu pensava que contabilidade avançada teria que ser para fazer cálculos extraordinários, balanços com cálculos perfeitos, relatórios corretos; o professor era muito bom nas suas explicações, porém eu continuava com dificuldades de entender o motivo de tantas aulas teóricas.

As aulas

No decorrer das aulas eu continuava sem entender bem a matéria, em minha “ignorância” eu achava um desperdício ter tantas aulas teóricas, mas um dia estava reunida com alguns colegas de sala, e estávamos justamente falando que era de cálculos que precisávamos e não de leituras infinitas, mas no meio da conversa parece que uma luz acendeu em minha mente, pensei é claro que para se fazer cálculos extraordinários, balanços com cálculos perfeitos, relatórios corretos, para tudo isso tinha que se ter um padrão, e esse padrão estava determinado nas normas internacionais; e, esses padrões a contabilidade avançada nos explicava perfeitamente.

Desse momento em diante a matéria ficou muito prazerosa, pois eu entendi a necessidade da contabilidade avançada. Entendi que a contabilidade avançada surgiu para que as normas internacionais fossem utilizadas da forma correta, e que todos entendessem. E foi exatamente isso que aconteceu comigo.

Contabilidade avançada

A contabilidade avançada é um conjunto de regras que padronizam todas as demonstrações contábeis, balanços, relatórios, documentos contábeis em geral, tudo conformidade com a lei, para que se tais documentos, forem para outro pais por exemplo, este documento será perfeitamente entendido.

Conclusão

Aprender a interpretar não só textos, mas as explicações que nos é passadas, em minha opinião, é a chave para que se aprenda.

Irene Gomes da Silva FNC Carapicuiba



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos