Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Letras: Literatura Brasileira - Poesia



A matéria de Literatura Brasileira tem como tema as poesias logo na sua primeira divisão. A abordagem lírica fica em Brasileira I e a prosa é estudada em Brasileira II e III.

Essa disciplina inicial, que é sugerido começarmos no terceiro período, visa fazer uma panorâmica poética, passando pelas escolas literárias brasileiras.

1) O currículo

Em Brasileira I, temos a oportunidade de analisar diversos poemas passando pelo Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, até o Modernismo.

Também estudamos textos do teórico Antonio Candido e discutimos sobre a definição de literaturas universalistas e literaturas particulares. Com essa visão podemos atentar-nos ao fato que existem temas que são universais na sociedade, como: o amor, o ódio, a vingança, o medo, a culpa etc. E como isso se reflete na poesia. Também pudemos ver por outro lado que existem eventos totalmente particulares, como as poesias da primeira fase do romantismo brasileiro, que tratavam sobre o amor à nossa pátria e sobre a valorização dos índios.

As avaliações são análises de poemas, mas isso não é um problemas, porque o professor passava essa tarefa na maioria das aulas. Depois de dizermos o que havíamos entendido, ele mesmo fazia uma crítica geral do texto junto com a turma. Também tínhamos que falar um pouco da teoria estudada.

• Objetivos

a) Discutir as bases da construção do projeto literário brasileiro, a partir da busca pela identidade nacional;

b) Elaborar uma visão crítica do projeto literário brasileiro, mediante leitura interpretativa e analítica de textos poéticos selecionados;

c) Avaliar a produção crítica e historiográfica;

d) Analisar criticamente textos poéticos;

e) Orientar a elaboração e apresentação de trabalhos, escritos e orais, individualmente ou em grupo, visando a formar e propiciar subsídios para a prática docente.

• Ementa

Estudo do Barroco ao Modernismo – introdução à literatura brasileira através da poesia.

2) Minha Experiência

Essa matéria foi a primeira de literatura que tive na faculdade, lá no meu segundo ano, ainda um pouco caloura e começando a entrar no ritmo de uma sala de aula de graduação. Mas isso não foi um problema, pelo contrário, minha empolgação inicial com o curso fazia com que eu aproveitasse ao máximo cada aula.

E um fato é que eu simplesmente amei cada aula dessa matéria. O professor tinha um jeito lindo de recitar cada poema e sua própria fala era muito rica. Foi uma das matérias que mais gostei na faculdade e adoraria se nós tivéssemos outras aulas com a temática de poesia brasileira.

Nós analisamos alguns poemas das primeiras escolas literárias juntos e as últimas acabamos dividindo em apresentações da turma. Enquanto pudemos detalhar alguns dos movimentos literários, outros passaram de forma muito superficial, porque não é a mesma coisa uma aula completa e dois ou três seminários em um dia.

3) Conclusão

Gostei muito das aulas de Literatura Brasileira tratando sobre a poesia, apenas acredito que seria interessante ter mais uma disciplina abordando os poemas, para que pudéssemos analisar todos os poemas da mesma forma e não ter que dividi-los em apresentações da turma. Fora isso, as aulas eram incríveis e o professor conduziu a turma de forma impecável. Esse mesmo professor continua sendo o regente dessa matéria, então aguarde ótimas aulas no seu período, se for entrar na UERJ - FFP.

Beatriz Ramirez, graduada no curso de Letras Português/Inglês pela UERJ-FFP.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos