Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Elétrica: Tópicos de Matemática



A disciplina tópicos de matemática, em nosso curso, foi aplicada em nosso quarto período, na modalidade obrigatória. Seu nome foi diferente deste, em nossa faculdade, cursamos ela como: tópicos matemáticos aplicados à engenharia elétrica. No início muitos de nós achamos que nunca íamos usar esta matéria no decorrer do curso, mas ficamos surpresos ao descobrir, nos períodos subsequentes que ela era tão usada quanto o eletromagnetismo.

O que ensina?

Esta disciplina nos ensinou sobre alguns elementos da matemática que são a base para muitas áreas da engenharia elétrica, como as exponenciais complexas, os números imaginários e as séries de Fourrier. Desse modo ela nos preparou para as matérias subsequentes do nosso curso. E por ser bastante focada em cálculos ligados à corrente alternada e sinais em geral, ela é oferecida como obrigatória somente para o curso de engenharia elétrica, sendo facultativa para os alunos dos outros cursos em nosso polo.

Quais as dificuldades?

Uma grande dificuldade, foi que nesta disciplina tivemos a necessidade de entender cálculos um pouco mais complexos do que estávamos acostumados. Um exemplo, foi o uso de variáveis complexas pela primeira vez em nosso curso, onde nos deparamos com os números imaginários. Para a maioria de nós, inclusive eu, que nunca tinham tido contato com os cálculos com números imaginários foi bastante complicado no inicio, pois era exigida uma grande capacidade de abstração. Contudo, como percebemos ao longo do curso, praticamente todas as matérias ligadas à corrente alternada necessitam desse conhecimento.

Outra dificuldade importante foi relacionada ao conteúdo quase que todo teórico, onde somente no fim do semestre vimos algumas aplicações. Sendo assim era bastante difícil compreender a importância de tal disciplina, e como ela estava ligada à outras, mesmo que o nosso professor falasse sobre isso constantemente. Um exemplo foi em relação às séries de Fourrier , que ficamos bastante tempo deduzindo suas formas sem saber se aquilo seria realmente útil. Contudo, no fim do semestre nós aprendemos um pouco sobra as transformadas de Fourrier e sua importância para os estudos dos sinais em geral e com isso foi possível associar nosso conhecimento teórico à algo mais prático.

Quais as aplicações?

Dentre as aplicações mais importantes estão as que são diretamente ligadas às disciplinas que cursamos posteriormente em nosso curso, como por exemplo, sinais e sistemas, fundamentos de comunicação, processamento digital de sinais, máquinas elétricas 2, entre outras. Isso porque em todas estas e em outras, são passados conceitos sobre ondas senoidais, que, como deduzido por Fourrier, podem ser decompostas em séries de exponenciais complexas, e tal dedução é bastante explorada em tópicos matemáticos aplicados à engenharia elétrica. Além disso, outros conceitos como as séries de Fourier, nos foram apresentadas nesta disciplina e foram usados várias vezes em outras matérias.

Todavia, os professores sempre nos dizem que as aplicações vão além da sala de aula, e no meu caso a aplicação mais importante foi o aumento da minha capacidade de raciocinar mais rápido sobre os conteúdos mais complexos, já que nesta matéria eu obtive uma base muito boa nos elementos mais simples, como as exponenciais complexas e os números imaginários.

Conclusão

Assim, como visto no decorrer deste artigo, tal disciplina foi bastante importante para nosso curso, e muito provavelmente para nossa futura profissão. E no meu caso fez bastante diferença ao melhorar meu raciocínio matemático, sendo muito útil ás matérias posteriores, já que foram em níveis bem mais complexos do que eu estava acostumada.

Stefani Santos, engenharia elétrica na UFOP



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos