Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Graduação em Ciências Contábeis: Ciências Sociais



O ser humano é um ser social. Ele precisa ter contato com outros seres humanos para viver uma vida mais completa e satisfeita. É impossível viver isolado das pessoas, pois temos uma natureza que precisa e nos impulsiona a viver em sociedade.

A sociedade é a junção de várias pessoas, onde tais pessoas formam famílias. Quando olhamos para os pilares elementares que sustentam uma boa sociedade conseguimos ver com destaque o papel da família. É lógico que a família é formada por pessoas e que na família que tais pessoas se desenvolvem e formam uma boa ou má sociedade. Mas o que tem a ver a ciências contábeis com ciências sociais?

A ciência contábil é apenas um ramo dentro desse universo gigantesco das ciências sociais, é apenas uma pequena parte. Por isso entender onde se aplica as relações humanas dentro dos estudos contábeis é importante. Então, não nos resta dúvida de que tal disciplina é obrigatória e presencial.

De maneira geral recebe essa nomenclatura nas outras faculdades. Assume um total de 4 créditos e um total de horas-aulas de 60.

Ciências Sociais, do que se trata?

As ciências sociais se trata de um ramo dentre as várias ciências que busca estudar um objeto: A vida humana em sociedade. A história da humanidade é longa e através da exposição da mesma o estudante conseguirá pensar de forma mais humana.

É essencial que o estudante desenvolva seu intelecto e humanidade. As ciências Sociais proporcionam o futuro contador entender os conflitos em sociedade, as diversidades, as variadas opiniões. O estudante de contabilidade será bem preparado para entender o mundo complexo em que vive. Vale lembrar que as ciências sócias abrangem também a Administração, a antropologia, a economia etc.

Isso significa que no decorrer da disciplina é possível que o professor relacione essas ciências entre si ajudando no enriquecimento dos alunos. Eu pessoalmente não tive a oportunidade de ver a disciplina dessa forma, mas já ouvi alguns colegas comentarem.

É importante não associar de maneira direta com o curso de graduação de ciências sociais ou sociologia. É verdade que tenha relação, mas quando aplicado ao curso de ciências contábeis pode assumir um enfoque diferenciado. Por fim, sabemos que embora a contabilidade esteja voltada para o estudo das empresas e as variações de patrimônio da mesma, precisamos lembrar que as próprias empresas são compostas de pessoas com sua particularidade e importância. Portanto a importância de tal disciplina no curso de ciências contábeis é inegável.

O que se estuda nesta matéria?

O campo de estudo das ciências sociais é imenso como já disse anteriormente. Pode variar desde a antropologia até relações internacionais ou coisa do tipo. É verdade que no curso de ciências contábeis vemos algumas coisas bem específicas e outras bem gerais. O professor deverá saber balancear e entender que estará dando aula para uma turma de ciências contábeis. Por isso não garanto que aquilo que eu mencionar aqui será aquilo que você verá. O professor abordou os seguintes tópicos:

  • 1) Antropologia, se refere ao estudo do homem;
  • 2) Um pouco de economia, isso sabendo intercalar ou relacionar com as ciências sociais;
  • 3) Um pouco de direito básico, bem por cima;
  • 4) Um entendimento geral de sociedade e fenômenos sociais;
  • 5) Trabalho Social, focado na resolução de problemas.

Não necessariamente a abordagem foi nessa ordem e pode ser que sejam abordados mais conteúdo ou outros. Mas acredito que pelo menos um dele você vai encontrar na disciplina.

Como são as aulas?

As aulas são compostas da leitura de variados textos. Discussão em grupos e debates. Também pode ter exposição de ideias e seminários. Todos participam e dão a sua própria opinião sobre o assunto em questão. É uma boa oportunidade para desenvolver a fala em público.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da Ciências Sociais?

Só a dificuldade de expressão de ideias, mas no mais os conteúdos são tranquilos.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Não sei ao certo definir a contribuição dessa disciplina para o curso. Isso pode depender de pessoa para pessoa.

Jhonata Bezerra, obtendo título de Tecnólogo em Gestão Financeira



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos