Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Geografia: Epistemologia da Geografia



A epistemologia da geografia a estuda a origem, os métodos do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento. Como qualquer outra ciência a geografia tem origens históricas, a geografia estuda fenômenos naturais

O que estudamos na epistemologia da Geografia

Já na primeira aula de epistemologia da geografia já nos foi dado a citação de Ricardo Tows “ A Geografia é uma ciência que nos oferece a oportunidade de conhecermos a nossa realidade, a partir de enfoques abrangentes e particulares, locais e globais, naturais e sociais. A visão proporcionada pelo enfoque geográfico nos permite uma compreensão crítica da realidade, tangente à necessidade de apreendermos a realidade social e a dimensão sócio espacial”.

Nas aulas de epistemologia da geografia estudamos as quatro linhas de investigação principal da geografia que são, localização de acidentes geográficos, descrição das partes do mundo, explicação da origem dos acidentes geográficos e as relações espaciais entre os acidentes e as regiões onde se encontram.

Esta linha de estudo está ligada diretamente ao pensamento de Ricardo Tows.

No decorrer das aulas o que eu pude observar é que são poucas as áreas que a geografia não está ligada pela definição da própria palavra Geo= terra, Grafia = descrição. Porem estes estudos necessitam de uma linha a ser seguida e é exatamente a epistemologia que é a teoria do conhecimento.

As aulas

As aulas eram teóricas mas tinha muita apresentação de documentários, relatos de acidentes geográficos, filmes na sala de reprodução, eram aulas boas e de muito conteúdo.

Primeiro seguimos um cronograma que se iniciou com a história da geografia e daí para frente; vimos a história de alguns geógrafos importantes para a história, realmente eram aulas fascinantes.

As dificuldades

Uma da minha dificuldade realmente foi seguir a linha de raciocínio referente a geografia, eu não entendia, só passei a sanar minhas dificuldades quando entendi o significado de epistemologia, nesse momento o meu desenvolvimento na matéria começou a fluir.

Outra dificuldade que encontrei foi saber o que a geografia estudava e o que ela não estudava, essa dúvida surgiu devido a geografia estar associada a tudo, está ligada a humanidade com suas migrações e imigrações, está ligada a acidentes geográficos, as mudanças climáticas, a desastres, enfim a tudo.

Conclusão

Mesmo a geografia sendo uma ciência que envolve praticamente tudo, temos que ter uma linha de conhecimento, um método de estudo, para não perdemos a linha de raciocínio, temos que ter propriedade no que falamos, e para isso devemos estudar e se atendar a detalhes.

Aparecida Cristina. Faculdade Anhanguera - Geografia com enfase em Relações Internacionais



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos