Disciplinas de Cursos Superiores

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Graduação em Marketing: Sociologia da Comunicação



Sociologia da Comunicação: estudos sobre se comunicar

Sociologia da Comunicação esteve entre as disciplinas mais interessantes do curso de pós-graduação em Marketing Digital. Apesar do termo Sociologia da Comunicação soar filosófico para um estudo que pensa-se envolver mais técnicas, fiquei surpresa em ver que há filosofia e sociologia a ser observada no estudo dessa matéria, a qual foi também considerada uma das mais complexas do curso.

Por ter traços filosóficos e sociológicos, conclui que a disciplina iria trazer discussões mais aprofundadas sobre a comunicação. Assim foi. E nas primeiras semanas de aula, o conteúdo da disciplina foi desenvolvido em torno de definições sobre comunicação e abordagem semiótica sobre o tema.

De início, foi explicado que o objeto de estudo da sociologia da comunicação é compreender a comunicação como uma emissora de mensagens, visando a formação de significados que objetivam alcançar um vasto e heterogêneo grupo de pessoas.

Estudo

Entrou nessa explicação uma das bases do estudo de semiótica que é o signo – significante – significado, em que cada um tem seu papel para estabelecer uma boa comunicação. Na comunicação há o elemento que funciona em si como o elemento da comunicação, que é o signo; que por sua vez se estabelece em significante que é o elemento concreto da comunicação e em significado que, por sua vez, é o que ficou compreendido da comunicação.

Como citei, não foi nada simples entender a essência da Sociologia da Comunicação, no entanto, era o penúltimo módulo da pós-graduação e era o momento de avançar nos estudos e não de esmorecer. Ainda associar esse conhecimento a todo o aprendizado em Marketing obtido naquela altura do campeonato fez com que o desafio de compreender a disciplina fosse ainda mais desafiador.

Como aplicar o conhecimento

Comunicação é a base de qualquer relacionamento, principalmente o profissional. Não há como se tratar de Marketing sem abordar a questão da comunicação e do marketing de relacionamento, sem o qual é impossível estabelecer um conceito mercadológico para uma marca/produto/serviço.

Uma das aulas mais interessantes da disciplina ocorreu quando uma estratégia de marketing, elaborada para uma determinada empresa de telefonia, foi utilizada como exemplo para discorrer a sociologia da comunicação sob a tríade signo – significante – significado.

A estratégia do marketing seria para colocar a empresa como a maior em cobertura de rede, com mais quantidade de planos de pagamento de acordo com a necessidade dos clientes e uma equipe de assistência ao cliente que funciona.

O signo que pôde ser visto nessa estratégia é que há só vantagens em ter a conta de celular pertencente à empresa; significante seria que se trata da oferta de telefonia de uma operadora e significado é o entendimento de que sem comunicação o sujeito perde oportunidades. Resultado: está no topo das mais lucrativas do Brasil em seu segmento.

A Massa

Toda essa cadeia de signos, significantes e significados integram um dos muitos estudos da Sociologia da Comunicação, principalmente envolvendo os meios de comunicação de massa como rádio, TV, mídias da internet, impressos e cinema.

Como para cada meio há uma linguagem específica para que a comunicação tenha êxito, é sociologicamente correto o profissional de marketing ser atento à mensagem que deseja passar e se é coerente com o veículo de comunicação que almeja passar o recado do seu produto.

Sociologia de Social

Durante o módulo também foi discutido que sociologia da comunicação advém da expressão mídias sociais, que com as inovações da tecnologia, tornou-se ainda mais social pelo aumento considerável no alcance de pessoas integradas aos sistemas de comunicação. Para o Marketing, quanto maior for público em quantidade e heterogeneidade, maiores são as chances de um projeto de marketing ser bem sucedido.

Ruídos

A Ciências Sociais, que é a ciência voltada a estudar todos os fenômenos centralizados no homem e na sociedade também desenvolveu estudos sobre a razão de possíveis sucessos e falhas (ruídos) na comunicação. Como foi explicado em sala, se trata de uma corrente muito nova de estudo, o que me deixou vaga a percepção de qual o específico objeto de estudo dessa área do conhecimento.

Conclusão

Houve uma ampliação no modo de se comunicar. A comunicação social, por vias da tecnologia, está mais socializada do que nunca e o marketing se beneficia diretamente dessa realidade, uma vez que ampliou o alcance de suas ações e possibilidades de ter sucesso em seus objetivos. Estudos feitos em disciplina como a Sociologia da Comunicação só tendem a aprimorar ainda mais as técnicas para eficientes meios de comunicação.

Michelle de Oliveira, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com pós-graduação em Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.



 

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