Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Ciência da Computação: Comunicação e Expressão



A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação conhecida com sua sigla TIC faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora – UAB – Polo de Barroso. Possui carga horária total de 60 horas, sendo dividas horas teóricas e prática. A disciplina será baseada em conteúdos no formato de textos e vídeos disponibilizados no Moodle.

O que é?

A disciplina refere ao conjunto de recursos tecnológicos, ou seja, procedimento na utilização de equipamentos para processo de informação e comunicação através do uso de telecomunicação, por sua vez, é a transmissão de sinais a longas distâncias, como por exemplos a internet. Na Revolução Industrial nos anos de 1970 a 2000 a atenção voltou para a área, agilizando e tornando a utilização da comunicação, por meio de comunicação em redes para a captação, transmissão e distribuição das informações, que podem assumir a forma de texto, som, imagem e vídeo.

O objetivo da disciplina?

O objetivo da disciplina é desenvolver competências técnicas na utilização de ferramentas tecnológicas a consciência do seu processo formativo, verificando os momentos da sua evolução na utilização das novas tecnologias.

Qual é Papel do Professor da disciplina?

O papel do professor da disciplina é gerencia a disciplina, coordenando suas ações de concepção e desenvolvimento da proposta político-pedagógica, implantação, acompanhamento da execução, revisão e melhoria das ações.

Como é feito avaliação do Aluno?

A avaliação dos alunos são observados e analisados o método de estudo do aluno, seu empenho na realização das atividades propostas, o interesse e a iniciativa para a leitura, o estudo e a pesquisa, a participação nas atividades presenciais, a capacidade de questionar, refletir e criticar os conteúdos e abordagens propostas na disciplina, a apresentação do seminário, escrita e pontualidade na entrega do relatório.

Como é o Roteiro da Disciplina?

A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação será desenvolvida num período de 16 aulas/semanas, onde terá as orientações detalhadas das atividades que são postadas no ambiente virtual Moodle (fóruns, atividades etc.) nas datas agendada. O horário final de envio das atividades sempre será às 23:55 do dia agendado no Moodle, as atividades entregues em atraso terão 50% de desconto na nota.

Qual o papel do Tutor presencial?

O papel do Tutor presencial é acompanha a trajetória estimulando e apoiando no processo de aprendizagem, ajudando a organizar meus objetivos, incentivando à análise dos conteúdos, acompanhando os meus desempenho, sobretudo nas atividades de auto avaliação e presenciais.

Qual o papel do Tutor distância?

O papel do Tutor à distância é como um facilitador no aprendizado, na plataforma Moodle, o tutor à distância está sempre atento às interações possíveis entre os tutores propiciando um ambiente favorável aos debates, à troca de experiências e à construção do conhecimento.

Conclusão

Conclui que a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação esta presente em todas as partes da nossa vida, e sem ela ficaria muito difícil para analisar e resolver problemas podendo usar a tecnologia para agilizar as comunicação das notícias de políticos, religião e opiniões de jornalistas divulgadas nos meios de comunicação.

Luiz Fernando, Cursando Licenciatura em Computação



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos