Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Civil: Equações Diferenciais



O que esperar da disciplina?

A disciplina de Equações Diferenciais aborda resoluções de problemas envolvendo equações com derivadas de primeira e segunda ordem. A disciplina aborda, dentro desse tema, a formação destas equações diferenciais, o que define uma equação diferencial ordinária, condições da equação – iniciais e de contorno. Além disso, aborda solução geral e solução particular das equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e segunda ordem.

Logo, a disciplina consegue aplicar resoluções em séries de potências, seu fundamento teórico e utilizando exemplos de resolução de equações diferenciais ordinárias nas séries de potências. Nessa disciplina também são apresentados as equações e polinômios de Legendre.

A disciplina também aborda resoluções de sistemas lineares de equações diferenciais e transformadas de Laplace – definição, linearidade da transformada, escalas e mudança de escalas, derivação da transformada, integração da transformada, transformadas inversas, e resolução de equações diferenciais através do método das transformadas de Laplace.

Qual o nível de dificuldade e dedicação exigidos pela disciplina?

A disciplina de Equações Diferenciais, como qualquer outra disciplina de cálculo da graduação de Engenharias no geral, exige nível máximo de dedicação e estudo.

Recomenda-se conhecimento e familiaridade com cálculos de derivação e integração, ou seja, se o conteúdo não está bem trabalhado, treine antes de iniciar a disciplina. Na UFABC, esta disciplina apresenta equações envolvendo derivadas de primeira e segunda ordem, portanto não há condição de cursar a disciplina sem saber – e muito bem – integrar e derivar. Ao final de cada aula expositiva, é necessário que o aluno tenha dedicação e tempo para realizar exercícios e listas de exercícios para fixar bem o conteúdo antes da próxima aula expositiva. A disciplina não é fácil, está longe de ser pouco trabalhosa, e exige dedicação máxima com estudos individuais.

Qual a melhor maneira de estudar para esta disciplina?

Como aluna de engenharia, recomendo fortemente que você assista todas as aulas expositivas e faça sempre as listas de exercícios após cada aula. Não é possível acumular conteúdo para exercitar posteriormente. Vídeo aulas também podem ser de boa ajuda caso o seu professor não tenha uma didática muito clara, ou não tenha didática nenhuma – não é difícil se deparar com professores deste tipo nos cursos de exatas.

Recomento, também, como foi dito no tópico anterior, relembrar os cálculos integras e derivadas antes de iniciar a disciplina. Relembrar não somente com exemplos, mas com exercícios de todos os tipos e todos os mecanismos de solução de integrais e derivadas. É preciso que o conteúdo de cálculo I esteja bem claro e quase que mecanizado em sua cabeça.

Qual bibliografia recomendada?

Os professores de cálculo geralmente seguem todos uma única bibliografia. No caso dos professores da UFABC, utilizam alguma dessas três bibliografias básica – ou associação delas: “Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno”, de William E. Boyce; Richard C. DiPrima; “Equações Diferenciais, (2 vols.)”, de Zill, Dennis; Cullen, Michael S; e “Equações Diferenciais Ordinárias”, de Rodney Bassanezzi. Porém, isso depende da universidade e do docente do curso, por isso é importante verificar qual a bibliografia recomendada pelo professor.

É claro que tudo se torna menos complicado se a sua universidade disponibiliza exemplares em sua biblioteca, pois a bibliografia básica ajuda – e muito – no andamento da disciplina, principalmente caso o docente do curso não seja tão claro nas exposições ou, como é muito comum na UFABC, ele seja estrangeiro e não seja possível entender claramente o que é dito em aula.

No caso de não encontrar a bibliografia recomendada pelo docente na biblioteca da sua universidade, recomendo assistir vídeo aulas online ou estudar em grupos de alunos, que contribui bastante para o bom andamento do curso. O importante é identificar qual a sua melhor maneira de estudar, para que o tempo seja aproveitado de maneira ótima e seu desempenho na disciplina possa ser ótimo, também.

Erika Mendes Daniel, estudante de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos