Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso superior de Engenharia Civil: Tecnologia da Construção



Tecnologia da construção civil é uma das disciplinas do curso de engenharia civil que estudante deve ter uma maior atenção. Nesta matéria, o aluno aprenderá os processos construtivos, desde a solicitação de licenças para construir até a finalização da obra. Esta disciplina é dividida em duas etapas, Tecon l e Tecon II. Com cinco aulas por semana, o aluno precisará estudar em casa para não deixar as informações acumular.

Sistema construtivo

Nesta etapa do estudo, o aluno assistirá aula de como organizar e planejar a execução de uma obra, bem como a organização dos materiais e equipamentos. A execução de alvenaria é um sistema construtivo. Em sala de aula, o aluno vai aprender como em qual etapa da obra se inicia a execução da alvenaria. Verá também o mecanismo de organização e controle dos estoques de materiais.

Eu diria que o curso de tecnologia da construção é a ferramenta que vai preparar o aluno para o campo de obra. Todos os serviços executados em obras são vistos nesta disciplina. É o momento em que o estudante poderia iniciar um estágio para poder colocar em prática o que é dado em sala de aula. Como a matéria é muito extensa, umas horas extras no estágio fixaria melhor o conteúdo.

Método construtivo

As Normas da ABNT direcionada para a construção civil tem por caráter, regulamentar e descrever os procedimentos executivos dos serviços operacionais dentro de uma obra. Como por exemplo, temos uma norma que regulamenta a execução de concreto armado. Então, para cada serviço, existe uma norma regulamentadora.

Técnica construtiva

A técnica construtiva nada mais é que um meio de facilitar ou mesmo agilizar determinada tarefa. O aluno, além de aprender o mecanismo de execução do serviço, ele pode definir numa determinada situação, uma forma conveniente para o momento. Esse processo é chamado de adaptações as condições excepcionais e locais de cada obra.

Neste curso superior, o aluno estuda o processo executivo dos serviços que existem em uma planilha orçamentária, com exceção das instalações prediais. Desde os serviços preliminares até a limpeza da obra. As instalações prediais são ministradas em disciplinas separadas.

O conteúdo mais longo desta disciplina é o acabamento. Sendo uma das etapas mais cara da obra, convém que o estudante não tenha dúvida quando estiver a frente de um serviço. O que as empresas trabalham com muita frequência é a otimização de custo. Se o aluno conhece métodos de execução de serviços econômicos, automaticamente, aumenta as chances desse profissional ser bem-sucedido no seu campo de atuação.

Esta disciplina tem a finalidade de capacitar ao aluno a ser um executor de obras. De cada processos e métodos construtivos, ele será capaz de entender um pouco. Sendo que nada substitui as horas de estágio. O aluno precisa, além de assistir as aulas na faculdade, fazer horas de estágio para colocar em prática o que foi visto em sala. Quando eu fiz esta matéria, a professora passou um longo trabalho para entregar no final do semestre. O trabalho era fazer um acompanhamento de uma obra qualquer, onde pudéssemos fazer anotações de um maior número de etapas executivas. Nesta época, o meu grupo acompanhou uma obra de múltiplos pavimentos, situada no setor Crimeia Oeste, aqui em Goiânia. Foi um dos melhores trabalhos que fiz durante o curso de engenharia, pois foi muito proveitoso. Nesta época em trabalhava em uma construtora, mas ficava somente no escritório. As visitas nesta obra foi para mim um pequeno estágio, onde pude colocar em prática o conteúdo visto em sala de aula.

Conclusão

No entanto, esta matéria é uma das mais trabalhadas no curso de engenharia civil. É a que possui a carga horária mais extensa. Cabe ao estudante fazer estágio para complementar o aprendizado. A grosso modo, esta matéria corresponde a um curso para formação de um pedreiro ou mesmo um mestre de obra.

Márcia Gonçalves, graduada pela Faculdade Metropolitana de Marabá-PA



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos